Notícias Notícias

Voltar

Últimos dias de folia: confira dicas de alimentação saudável

FOLIA DE MOMO

Últimos dias de folia: confira dicas de alimentação saudável

Alguns cuidados podem garantir segurança nutricional para voltar à rotina

Hoje é terça-feira de Carnaval, o ápice da época mais animada do ano. Se você está na folia e deseja aproveitar até o último dia precisa adotar alguns cuidados com a alimentação. Qualquer descuido pode atrapalhar os últimos momentos da festa e pequenas mudanças nutricionais podem garantir que você se mantenha preparado para voltar à rotina.

A nutricionista Fernanda Sousa, do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, filial da Ebserh, recomenda pratos leves, como verduras, peixes e frutas, os quais ajudam na manutenção da energia do corpo e a evitar problemas digestivos. “Cajazeiras e região são localidades onde as pessoas caem na folia à tarde e à noite. Portanto, além de um café da manhã bem reforçado, o ideal é que procurem preparações mais leves, principalmente no almoço”, avisa.

Fernanda aconselha se manter equilibrado e evitar comidas pesadas, como é o caso das proteínas e das gorduras. A ingestão excessiva de carne dificulta o processo digestivo e, associada ao consumo de bebidas alcoólicas, pode sobrecarregar o fígado. A hidratação é sempre muito importante, em especial por conta do calor, e também porque é um período em que muitos exageram no consumo do álcool.

“A água vem a ser um elemento fundamental, principalmente porque estamos em uma região muito quente. Mas também porque a ingestão vai ajudar a limpar o fígado. A dica seria intercalar o consumo de bebidas alcoólicas e a água, que auxilia nesse processo de desintoxicação, pois o álcool desidrata muito”, destacou a nutricionista.

Os foliões devem manter uma atenção redobrada com as comidas adquiridas na rua. Uma questão a ser observada é a manipulação correta e a conservação desses alimentos. “Pode haver complicações como vômitos e diarreias, o que vai acabar com a festa do folião. Se não houver outra opção às comidas preparadas na rua, prefira os alimentos quentes, porque pelo menos temos certa segurança devido o fogo”, aconselha.

Pós-folia

O suco verde é uma das dicas passadas pela nutricionista Fernanda Sousa no período após o Carnaval. É uma receita muito interessante para o pós-folia porque vai ajudar na reposição dos eletrólitos, dexintoxicando o fígado. Anote os ingredientes: abacaxi, limão, couve folha, gengibre e água de coco. Bata tudo no liquidificar e beba em seguida, sem coar, pois a fibra vai agregar ainda mais valor a esse suco.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.