Notícias Notícias

Voltar

Nutricionista do HUJB ministra palestra sobre alimentação saudável para a prática esportiva

NUTRIÇÃO

Nutricionista do HUJB ministra palestra sobre alimentação saudável para a prática esportiva

Encontro foi voltado para grupos que treinam futebol semanalmente no Tiro de Guerra, em Cajazeiras

Integrantes de equipes de futebol em Cajazeiras participaram de um momento especial na última terça-feira, dia 8. Os rapazes assistiram à uma palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, filial da Ebserh. O encontro aconteceu na sede do Tiro de Guerra, localizado no centro da cidade.

Um dos grupos participantes foram os meninos do Projeto de Futebol Mãos Juntas, coordenado pelo servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Jocerlânio Souza. Segundo o dirigente da equipe, o projeto tem caráter formativo e social, voltado para todas as faixas etárias de ambos os sexos. “O objetivo é preencher o tempo ocioso com a prática de um dos esportes mais queridos do país, o futebol”, disse.

Também participaram da palestra jovens de um grupo voluntário integrante de uma igreja evangélica de Cajazeiras, que treina no Tiro de Guerra todas as terças há dois anos. Um deles, o vendedor Danilo Silva, confessou que as orientações repassadas pela nutricionista vão ajudar muito no dia a dia e não somente na prática esportiva. “Chegou em boa hora, já que estou precisando de dicas para me alimentar melhor. Preciso perder alguns quilos”, confessou.

A nutricionista do HUJB, Renata Vieira, abordou o tema “Alimentação Saudável na prática de atividades esportivas” e disse que as dicas foram principalmente para os praticantes de futebol, público alvo do encontro. Comer a cada intervalo de três horas, reduzir o consumo de sódio nas refeições e adotar um cardápio rico em alimentos como frutas e verduras foram algumas das sugestões.

E sobre a quantidade de calorias que devem ser ingeridas ao longo do dia, Renata garantiu que esse percentual vai depender do ritmo de atividades adotado por cada um. “Quando uma pessoa pratica atividades físicas de forma intensa, ela precisa ingerir um maior número de nutrientes”, avisou.

A nutricionista apresentou ao público a chamada pirâmide alimentar, com os itens que devem ser consumidos com moderação e aqueles que estão liberados. No topo, estão os açúcares, óleos e gorduras, os quais devem ser evitados. Na base, ou seja, os mais indicados, estão os carboidratos. “Para um hábito de vida saudável, precisamos associar alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. O futebol é um deles”, recomendou.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Imagens: