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Cem por cento dos pacientes indicam o HUJB

EXCELÊNCIA

Cem por cento dos pacientes indicam o HUJB

Realizada pela Ouvidoria, pesquisa de satisfação entrevistou 398 pessoas em internação e atendimento ambulatorial

Todos os usuários entrevistados na pesquisa de satisfação afirmaram que indicariam o Hospital Universitário Júlio Bandeira a algum familiar, ou seja, um índice de aprovação de 100% tanto em relação à internação quanto ao atendimento no ambulatório. Em itens como “atendimento geral”, “conforto, limpeza e organização do hospital”, “atendimento da equipe, e conforto no local da recepção”, o HUJB também recebeu dos pacientes conceito máximo.

As entrevistas foram realizadas pela Ouvidoria no período de 2 de outubro a 23 de novembro e contemplou 398 usuários, sendo 354 do ambulatório e 44 da internação. Esse foi o segundo ciclo de pesquisas de 2017 e apontou níveis acima daqueles registrados no primeiro ciclo, que aconteceu entre 2 de maio e 3 de julho deste ano.

Um exemplo é o quesito “tempo de espera pelo atendimento/internação” que registrou uma evolução de 36% para 90% de pessoas satisfeitas na internação. Quando questionados sobre o “conforto nas instalações na área de atendimento médico” no ambulatório, o índice passou de 73%, no primeiro ciclo, para 96%, no segundo.

Entre esses dois períodos, a pesquisa apontou elevação nos índices em todos os itens do questionário. “As melhorias indicam que estamos seguindo na direção certa a fim de proporcionar um serviço de qualidade aos nossos pacientes. Além do compromisso de gestão, atribuo essa evolução à capacitação contínua aplicada aos colaboradores”, avalia a ouvidora do HUJB-UFCG, Eugênia Diniz.

De acordo com Eugênia, a pesquisa objetiva avaliar a opinião dos usuários sobre os serviços oferecidos pelo HUJB; identificar os pontos críticos e que exigem ações mais efetivas e fornecer subsídios importantes para a construção de um plano de ação com vistas a melhorias da instituição.

Com a intenção de conhecer a opinião desses usuários quantos aos serviços disponibilizados, a assistência recebida, questões de organização e infraestrutura, atendimento e avaliação geral da unidade, a Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira realiza Pesquisas de Satisfação desde 2014.

A Ouvidoria é um canal de comunicação e relacionamento entre os cidadãos e o hospital. Através desse setor, os usuários e colaboradores podem sugerir, reclamar, opinar, elogiar ou solicitar informações, orientações ou esclarecer dúvidas dos serviços do hospital. As demandas também chegam através da realização das pesquisas de satisfação dos usuários.

De janeiro a novembro de 2017, haviam sido registradas 414 demandas pela Ouvidoria do HUJB, das quais 42% estão relacionadas a orientações prestadas pelo setor aos usuários. Nesse total de demandas, incluem elogios, queixas, solicitações, e pedido de informações.

Ebserh

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Por Jacqueline Santos - HUJB-UFCG/Ebserh