Notícias Notícias

Voltar

Programa vai ajudar colaborador a adotar hábitos de vida mais saudáveis

MEDIDA HUJB

Programa vai ajudar colaborador a adotar hábitos de vida mais saudáveis

A ação integra a I Semana da Qualidade de Vida, evento promovido pela DivGP

Beber mais água, praticar algum tipo de atividade física, alimentar-se melhor. O seu estilo de vida reflete em vários aspectos, inclusive no desempenho do trabalho. Muitas pessoas sabem disso, mas nem sempre levam a sério e acabam esquecendo de adotar práticas para uma melhor qualidade de vida. Com a proposta de incentivar os colaboradores nesse sentido, a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário Júlio Bandeira lançou o programa Medida HUJB.

Para participar, basta preencher o questionário através do link https://pt.surveymonkey.com/r/ZPQMRG6, enviado para o e-mail de cada um dos funcionários. A iniciativa integra as ações da I Semana da Qualidade de Vida, que será realizada no período de 26 e 30 de novembro e contará com uma programação recheada de atividades para todos os profissionais do hospital.

“Os colaboradores interessados precisam inserir os dados no link do programa para, só então, efetivar a inscrição. Após essa etapa, nós entraremos em contato preferencialmente por um grupo do WhatsApp que será criado com essa finalidade, e daremos seguimento às atividades propostas”, esclareceu a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Alexandra Vieira.

O acompanhamento será individualizado e contará com uma equipe multiprofissional, composta por profissionais como nutricionista e psicóloga organizacional. O projeto deve contemplar palestras sobre alimentação, grupos de discussão, encontros dos grupos, atividades externas – como caminhadas e passeios ciclísticos – e elaboração de plano alimentar com orientações nutricionais.

De acordo com Alexandra, o Medida HUJB tem como objetivo principal a promoção da saúde e da qualidade de vida, estimulando hábitos saudáveis e uma vida ativa. “As pessoas estão tão envolvidas com o trabalho que esquecem práticas diárias importantes como fazer exercícios, tomar água regularmente, alimentar-se bem. O programa tem o objetivo de resgatar a sociabilidade saudável. O desafio é que as equipes, ao se engajarem, compartilhem informações, estimulando uns aos outros”, destaca.

O acompanhamento será individualizado e contará com uma equipe multiprofissional, composta por profissionais como nutricionista e psicóloga organizacional. O projeto deve contemplar palestras sobre alimentação, grupos de discussão, atividades externas – como caminhadas e passeios ciclísticos – e elaboração de plano alimentar com orientações nutricionais.

“O principal objetivo não é ‘ficar com o corpo mais bonito’ e sim a pessoa se tornar mais saudável, mais ativa. Incentivar que os nossos colaboradores mudem algumas atitudes e busquem um estilo de vida que lhe proporcione bem-estar. Incluindo hábitos saudáveis, você mantém sua saúde física e mental, como melhor autoestima e redução nos sintomas de ansiedade, por exemplo”, explica a psicóloga organizacional, Tayrine Matias, que integra a equipe que vai acompanhar os participantes do Medida HUJB.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh