Notícias Notícias

Voltar

HUJB realiza treinamento para composição de sua 1ª equipe de brigadistas

Segurança

HUJB realiza treinamento para composição de sua 1ª equipe de brigadistas

Capacitação contou com a colaboração do 5º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba

Cajazeiras (PB) – Colaboradores do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB-UFCG) participaram de um treinamento visando a formação de sua primeira Brigada de Incêndio. Ao todo, 31 profissionais de diversos setores participaram de forma voluntária da capacitação, que contou com aulas teóricas e práticas de Combate a Incêndio e Primeiros Socorros.

A organização do treinamento, ocorrido no final de outubro, ficou por conta do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e contou com a colaboração do 5º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba.

“Em situação normal, os brigadistas terão responsabilidades por ações de prevenção; já em situações de emergência, serão efetivamente responsáveis pelas intervenções necessárias, combatendo princípios de incêndio, coordenando abandono de área e ainda, se necessário, prestando primeiros socorros a possíveis vítimas” explicou o técnico em Segurança no Trabalho do JUJB, Rayvon Santos.

No módulo de “Combate a Incêndio”, foram abordados os temas: teoria e propagação do fogo, classes de incêndios, prevenção e métodos de extinção do fogo, agentes externos, equipamentos de combate a incêndio e de proteção individual, além de técnicas de combate a incêndio utilizando o sistema de hidrantes.  

No módulo de “Primeiros Socorros”, houve exercícios simulados em manequins, técnicas de mobilização, obstrução e liberação das vias aéreas, compressão cardíaca externa, ‘manobra de Heimlich’, cuidados com ferimentos, queimaduras e outros acidentes.

Ao final do treinamento, os participantes receberam certificados de brigadistas com validade de um ano conforme preconiza a NBR 14276:2006.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB