Notícias Notícias

Voltar

Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB participa de encontro na Ebserh em Brasília

FORMAÇÃO

Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB participa de encontro na Ebserh em Brasília

Grupo de Trabalho se reúne para elaboração de proposta de curso para preceptores

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa de reunião do Grupo de Trabalho Preceptoria, realizado na Sede da estatal, em Brasília, nos dias 7 e 8 de dezembro.

A gerente da GEP do Hospital Júlio Bandeira, Maria do Carmo Andrade, informou que o encontro do Grupo de Trabalho (GT) tem o objetivo de elaborar proposta de curso para formação de preceptores da rede Ebserh.

O GT preceptoria da Ebserh, instituído segundo portaria nº 132, de junho de 2017, é composto por 14 membros de hospitais universitários que compõem a Rede e a gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB faz parte dos trabalhos.

O objetivo do Grupo de Trabalho, segundo o próprio documento, é definir diretrizes para subsidiar a gestão do Ensino dos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, no que se refere à preceptoria, bem como a definição de balizadores e métricas para melhor compreender o escopo e performance de atuação.

O preceptor conduz e supervisiona, por meio de acompanhamento e orientação, os alunos das áreas de saúde em suas especialidades no hospital, ou seja, um médico preceptor acompanha o desenvolvimento dos alunos residentes nas atividades dentro do hospital, por exemplo.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB integra a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh