Notícias Notícias

Voltar

Novo sistema de Wi-Fi oferece cobertura em 100% dos leitos

TECNOLOGIA DE PONTA

Novo sistema de Wi-Fi oferece cobertura em 100% dos leitos

Wireless corporativo oferece recursos mais arrojados

Um novo Wi-Fi, implantado recentemente no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, permite que os pacientes tenham acesso à internet em todos os ambientes da unidade hospitalar. O recurso possibilita, por exemplo, o contato dos usuários, principalmente durante as internações, com familiares e amigos por aplicativo de mensagens, encurtando distâncias e fazendo com o que o paciente se sinta mais próximo do ambiente externo.

“Este tipo de Wi-Fi apresenta mais robustez, segurança, escalabilidade, controle de banda (por rede, aplicação ou usuário), visibilidade de tráfego, rastreamento de usuários, dentre outros”, esclareceu o analista de Tecnologia da Informação do HUJB, David Lopes. Diferente de uma Wireless convencional, o Wireless Corporativo oferece recursos mais arrojados, dando um maior suporte para aplicações voltadas para o paciente e uma garantia de continuidade de processos hospitalares, como explicou David.

“O setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HUJB vinha trabalhando desde o último trimestre de 2017 no planejamento e implantação do novo Wi-Fi. O novo sistema implantado nos últimos dias possui cobertura Wi-Fi em 100% do Hospital, abrangendo com qualidade todos os leitos hospitalares”, explicou o analista de Tecnologia da Informação.

De acordo com o gerente administrativo do Hospital Júlio Bandeira, Marcelo Pinheiro, ao longo de 2017, a gestão investiu uma grande soma de recursos em tecnologia da informação, com a aquisição de novos equipamentos para garantir a segurança nos serviços ofertados aos usuários.

Todo o acesso é realizado de acordo com a política de uso de internet do hospital. No momento da conexão, o paciente deve concordar com os “Termos de Uso de Acesso à Internet Wi-Fi”. O acesso só é liberado quando o checkbox “Eu aceito os termos de uso” é marcado. “Isso significa que o usuário leu e compreendeu todo o conteúdo do termo e está de pleno acordo com as condições, tendo capacidade legal para se responsabilizar pelas obrigações assumidas”, concluiu David.

Durante a internação, o celular era um dos companheiros do pequeno José Augusto Gomes, de três anos. Isso porque ele podia acessar brincadeiras e jogos pela internet. E o mais importante: conversar com o pai e a irmã pelo aplicativo de mensagens. A mãe Maria de Lourdes Dias, que o acompanhou nos dias de internamento, confirmou que esse era o passatempo preferido do filho no período em que esteve no hospital.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh