Notícias Notícias

Voltar

Colaboradores participam da campanha de vacinação contra a Influenza

IMUNIZAÇÃO

Colaboradores participam da campanha de vacinação contra a Influenza

HUJB reservou o dia 25 para imunizar os profissionais da unidade

A manhã desta quarta-feira, dia 25, foi reservada para a imunização contra a gripe Influenza no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG). Todos os profissionais puderam receber a vacina no horário entre as 8 horas e 11 horas e a orientação é que os colaboradores apresentassem o cartão de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 23 e segue até o dia 1º de junho. Conforme o calendário, os períodos serão divididos por grupos, como por exemplo trabalhadores da saúde; idosos; gestantes, puérperas e crianças entre 6 meses e cinco anos; e professores. O Dia D da campanha, em que todos os grupos poderão procurar os postos de vacinação, está marcado para 12 de maio.

A campanha é uma realização do Ministério da Saúde, que lançou uma série de informes educativos, entre eles vídeos, folhetos e cartazes, sobre a importância da imunização para os grupos prioritários. O material informativo explica quem deve se vacinar e detalha também mitos e verdades sobre a gripe.

Saiba mais

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Sobre a Ebserh

O HUJB é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Imagens: