Notícias Notícias

Voltar

Hospital oferece estágios a alunos do IFPB

APRENDIZAGEM

Hospital oferece estágios a alunos do IFPB

Acordo entre as instituições abre oportunidade para alunos de diversos cursos

Estagiários dos cursos técnico em Eletromecânica e superior em Engenharia Civil do IFPB campus Cajazeiras já realizam estágio supervisionado no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Rede Ebserh. A oportunidade foi possível graças a uma parceria entre as duas instituições cujo acordo foi firmado em março deste ano.

A estudante Luanda Sousa, de Cajazeiras, disse que está sendo uma oportunidade muito enriquecedora. “Embora não tenhamos contato com obras em andamento ainda, é importante essa experiência por conhecer projetos, orçamentos, saber como lidar com metas, pedidos, trabalho em equipe. Apesar de ter começado há pouco tempo, a gente percebe que vai aprender muito com todos do hospital”, conta. A carga horária mínima é de 160 horas e, a máxima, de dois anos, conforme ajuste entre empresa e aluno.

O chefe do setor de Infraestrutura Física do HUJB, Ramon Nunes, lembrou que a área administrativa do hospital abre oportunidades para alunos de cursos como engenharia civil, elétrica, automação industrial e tecnologia da informação. “Um estágio na região é mais viável para esses estudantes que, muitas vezes, tinham que se deslocar para outras cidades a fim de conseguir uma vaga”, disse.

A dificuldade de campo para estagiários em Cajazeiras citada por Ramon ficou comprovada com o depoimento de pelo menos quatro estagiários que estão no HUJB. Um deles é o de Hayane Macedo, que está no 9º período do curso de Engenharia Civil, mas ainda não tinha estagiado por falta de vagas no mercado. “Já estou no quinto ano do curso, vou concluir em abril de 2019, e mesmo assim esse é meu primeiro estágio, pois não tinha surgido essa chance. Como é obrigatório no currículo, a maior parte dos alunos precisa procurar em outras localidades”, lamenta.  

Assim como Hayane, Jonh Willians Ferreira está no final do curso de Engenharia Civil, também mora em Ipaumirim, município do Ceará, e nunca havia estagiado por falta de vagas no mercado. “Estou confiante que será muito produtivo, até mesmo pelo perfil do hospital, por ser universitário e ter esse caráter assistencialista”, disse.

Ramon Nunes explicou que a ideia da parceria para ofertar os estágios veio da necessidade de profissionais, a princípio, no setor de infraestrutura do HU. “Nós mostramos que o hospital não é composto apenas pela área assistencial. Temos o administrativo, que precisa de profissionais de diversas áreas. Aqui no setor, temos demanda para absorver estudantes de cursos como automação industrial e análise e desenvolvimento de sistemas também”, afirmou. 

“A nossa intenção não é apenas ofertar estágios, mas principalmente promover uma troca de conhecimentos/experiências entre as instituições. Essa parceria será excelente para estreitarmos os vínculos, o que resultará em ganho para toda a população”, informou a superintendente do HUJB, Mônica Paulino.

De acordo com o coordenador da Unidade Acadêmica da Área de Indústria do IFPB, Abinadabe Andrade, com o avançar das ofertas no hospital, os estudantes dos cursos de tecnólogo em automação industrial e informática (integrado ao Ensino Médio) poderão ter esse campo de aprendizado também. “Nós estamos felizes com essa parceria, visto que muitos alunos concluem o curso e não conseguem realizar estágio. Além de que, em muitos casos, os estágios são em cidades distantes de Cajazeiras, o que inviabiliza para muitos deles”, contou.

A função do estágio é oferecer aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilita um contato empírico com as matérias teóricas vistas em sala de aula. O estágio de estudantes é regido pela Lei nº 11.788, de setembro de 2008 e não configura relação de emprego. Ainda que não possuam os direitos trabalhistas, os estagiários possuem alguns direitos como carga horária prefixada e seguro contra acidentes.

Sobre a Ebserh

O HUJB é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Imagens: