Pesquisa Pesquisa

Art. 20º Considera-se pesquisa toda e qualquer atividade de natureza investigativa, com objeto e metodologia definidos e devidamente aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Art. 21º As atividades de pesquisa no HUJB podem ser desenvolvidas através de grupos de pesquisa ou de projetos individuais de pesquisa.

Art. 22° As pesquisas desenvolvidas no HUJB devem ter caráter de complementaridade da formação, não somente no aspecto acadêmico, mas também no âmbito de contribuição a comunidade científica.

Artigo 24° - Somente serão aceitas pesquisas de instituições conveniadas, portanto, o pesquisador que tem o interesse de realizar estudos no HUJB deve primeiramente verificar:

  1. Se a IE formalizou convênio junto ao HUJB;
  2. Se o (a) pesquisador (a) responsável não tem pesquisas realizadas, cujos resultados não foram entregues, conforme previsto no Termo de Compromisso de Pesquisa (Anexo III).

Artigo 25° - Não incorrendo em nenhuma das possibilidades supracitadas para desenvolver sua pesquisa o pesquisador deverá apresentar ao HUJB:

  1. Cópia do projeto de pesquisa;
  2. Ofício da Instituição de Ensino denominando o (s) pesquisador (es) e solicitando a autorização para realização da pesquisa.

Artigo 26° - O Serviço se encarregará de analisar o conteúdo do projeto, sua pertinência ao serviço e sua viabilidade em até 15 dias úteis. Nesse momento, poderá ser solicitada a presença do (os) ppesquisador (es) para esclarecimentos sobre a proposta de pesquisa e solicitar modificação e/ou adequações.

Artigo 27° - Havendo acordo, o serviço emitirá a Carta de Anuência (Anexo IV) e o pesquisador deverá encaminhar-se ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) onde submeterá o projeto à análise ética.

Artigo 28º - Após a aprovação do CEP, devidamente registrado junto ao CONEP, o pesquisador deverá retornar ao serviço para entregar a cópia da CERTIDÃO DE APROVAÇÃO e a versão final e na íntegra do projeto. Na necessidade de alterações, o sserviço ainda poderá realizar nova análise.

Artigo 29º - O pesquisador assinará o Termo de Compromisso da Pesquisa (Anexo III), em 2 vias e receberá o encaminhamento do profissional responsável pelo serviço onde se desenvolverá a pesquisa, para então poder iniciar a coleta dos dados.