Hospital Universitário Júlio Bandeira - HUJB

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Divisão de Gestão de Pessoas Divisão de Gestão de Pessoas

Serviço de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas Serviço de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

Serviço de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

O Serviço de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas do HUJB/UFCG visa promover o desenvolvimento de competências necessárias à melhoria do desempenho profissional.

As principais atribuições são:

  • Organizar os eventos de integração de novos colaboradores.
  • Planejar, executar e avaliar as ações de capacitação internas para os colaboradores do HUJB/UFCG.
  • Analisar acerca das solicitações de afastamento para capacitações externas e cursos de pós-graduação.
  • Implementar e monitorar as avaliações de desempenho dos colaboradores do HUJB.
  • Organizar, cadastrar e dar suporte aos cursos na modalidade EaD, na Plataforma 3EC.

 

Telefones: (83) 3531.4763

E-mail:  divgp.hujb@ebserh.gov.br

 

Equipe:

 

TAYRINE MATIAS DE PAULA

Psicóloga Organizacional

tayrine.paula@ebserh.gov.br

MATHEUS DO NASCIMENTO ALVES

Assistente Administrativo

matheus.alves@ebserh.gov.br

A avaliação de desempenho do empregado em período de experiência tem o objetivo de definir sobre a permanência do empregado no quadro de pessoal da Empresa.

Após a assinatura de seu contrato de trabalho, o empregado, ao chegar no seu local de trabalho, irá planejar, juntamente com sua chefia, as atividades que ele deverá executar durante o período de experiência, com o objetivo de orientá-lo sobre o desempenho esperado nesses noventa dias.

A Avaliação é feita em duas etapas e as Normas e os formulários estão disponíveis para leitura.

Norma Operacional nº 02_2015

Plano de Tarefas

Avaliação de Desempenho – etapa 1

Avaliação de Desempenho – etapa 2

Plano de Tarefas – Avaliação Final

Plano de Desenvolvimento Individual

Clique aqui para acessar o Fluxograma - Avaliação de Desempenho em Período de Experiência.

O Banco de Talentos é uma ferramenta que será usada como recurso para os empregados cadastrarem todas as suas informações profissionais tais como: cursos, experiências profissionais, nível de escolaridade, áreas que possuem habilidade, áreas que desejam trabalhar. A Ebserh usará estes dados para buscar talentos e qualificações nos seus empregados e aproveitá-los da melhor maneira possível.

Os documentos abaixo devem ser utilizados para os empregados comprovarem que realizaram a preceptoria indicada no Banco de Talentos.

Declaração de Preceptoria de Programa de Residência
Declaração de Preceptoria de Graduação e Ensino Técnico 
Guia de Cadastramento

A gestão do desempenho permite a correção dos desvios, ou seja, quais são as “habilidades específicas a serem aprimoradas ou adquiridas [...] e a promoção da melhoria da qualidade de vida no trabalho” (ABBAD; LIMA; VEIGA, 1996, p.41).

Existe uma relação direta e interdependente entre gestão por competências e gestão do desempenho, tendo em vista que o desempenho expressa a competência da pessoa revelada em suas ações, isto é, quando a pessoa mobiliza suas capacidades nas situações de trabalho (ZARIFIAN, 2001).

A sistemática de Gestão de Desempenho que a empresa irá implementar é voltada para o desenvolvimento das competências individuais dos colaboradores da EBSERH, visando assim alcançar resultados organizacionais e atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde.

Essa sistemática é composta pelas seguintes etapas:

  • O Planejamento: pactuação do Plano de Trabalho do colaborador (metas das equipes e responsabilidades do colaborador para o alcance das metas e identificação das competências necessárias ao desempenho);
  • O Monitoramento: acompanhamento sistemático do desempenho do colaborador; e
  • A Formalização: identificação das lacunas de competências, do alcance das metas de equipe e da contribuição do colaborador para o resultado das metas. 

Norma Operacional nº 01_2015 – Gestão do Desempenho
Apresentação Crescer com Competência – próximos passos

A Norma Operacional de Capacitação nº 02, assinada em 16 de maio de 2014, regulamenta a participação dos colaboradores da EBSERH, empregados e servidores em exercício na Empresa, em ações de capacitação e de educação permanente com o objetivo de desenvolver as competências profissionais necessárias para contribuir nos resultados institucionais.

A Norma estabelece os critérios, prazos e documentos necessários para participar de ações de capacitação, assim como as sanções previstas no caso de desistência ou abandono de inscrição homologada.

Aqui você poderá preencher e imprimir o formulário de solicitação de participação em eventos e o Relatório de Participação em eventos externos. Além disso, está disponibilizado um fluxograma de como ocorre o processo no setor de origem, na DivGP e no Comitê Permanente de Desenvolvimento de Pessoas.

Norma Operacional de Capacitação

Solicitação de Participação

Relatório de Participação

Clique aqui para acessar o Fluxograma - Processo de Capacitações.

A participação dos colaboradores da Ebserh no Programa de Pós-graduação está regulamentada pela Norma Operacional nº 07, de 29 de abril de 2016, que estabelece os critérios e os procedimentos para solicitação de cursos, as formas de incentivo e como se dará a seleção interna para as vagas destinadas as solicitações para participar de cursos de livre escolha do colaborador.

A Norma estabelece também as sanções previstas no caso de desistência ou abandono de participação iniciada.

Aqui você poderá preencher e imprimir o formulário de solicitação de participação em pós-graduação e o termo de compromisso.

Norma Operacional nº 07
Solicitação de pós-graduação 
Termo de compromisso e responsabilidade 
Solicitação de prorrogação
Relatório de desempenho acadêmico

Trata-se da Escola Ebserh de Educação Corporativa, que é a uma das formas de capacitação da EBSERH via EaD, a qual disponibiliza um ambiente de aprendizado completo a todos os empregados, de modo a disseminar o conhecimento e informação a um número maior de pessoas em todo o território no qual a Ebserh está presente.

Você pode visualizar a lista de cursos disponíveis e entrar no seu perfil através do endereço eletrônico 3ec.ebserh.gov.br

Clique aqui para acessar o Fluxograma - Plataforma 3EC.