Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Onde estamos:

 

 

 

Membros da comissão

- Francisco de Assis Silva Paiva- Matrícula n° 1372897 - Médico (coordenador)

- Alba Lúcia Maria da Costa Carvalho- Matrícula n° 343291 - Farmacêutica

- Alessandra Estevam dos Santos- Matrícula n° 2215853 - Farmacêutica

- Denise Luckwu Martins- Matrícula n° 14206958 - Enfermeira

- Francisca Barreto de Souza Maia - Matrícula n° 752423 - Enfermeira

- Rosa de Lourdes da R. Carvalho- Matrícula n° 3344327 - Assistente em Administração.

- Vânia Pessoa de Carvalho Dantas- Matrícula n° 14201191 - Enfermeira

 

Introdução

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, sendo normatizada legalmente de acordo com a Portaria 2.616 de 1998 do Ministério da Saúde.

A CCIH tem como finalidade elaborar, executar e avaliar as ações de prevenção e controle de infecção hospitalar.

Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

Infecções comunitárias são as infecções quando no ato de internação o paciente já apresenta uma complicação infecciosa ou uma doença infectocontagiosa.

 

Competências da CCIH

Elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar adequado às características e necessidades da instituição, de acordo com diretrizes da CCIH.

Implantar e manter sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares.

Realizar investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado.

Promover medidas de contenção de surtos infecciosos que venham a ocorrer no hospital, propondo ações a serem executadas.

Coletar, analisar e divulgar, regular e periodicamente, as taxas de infecções no hospital.

Elaborar e divulgar relatórios.

Elaborar, padronizar, implantar e supervisionar normas e rotinas técnico-operacionais para profissionais de saúde, que direta ou indiretamente, prestem assistências à clientela hospitalar, visando à prevenção e o controle das infecções hospitalares.

Realizar treinamento, objetivando capacitar os funcionários e profissionais do hospital no que diz respeito à prevenção e controle de infecção hospitalar.

Emitir parecer de ordem técnica para aquisição de materiais de consumo, equipamentos, antimicrobianos e de soluções esterilizantes, desinfetantes e antissépticas, cujo uso possa facilitar infecções hospitalares.

Cooperar com ação de fiscalização do Serviço de Vigilância Sanitária, do órgão Estadual ou Municipal, bem como fornecer informações epidemiológicas solicitadas pelas autoridades sanitárias competentes.

Implementar o uso racional de antimicrobiano, germicidas e materiais médico-hospitalares.

Notificar, na ausência de um núcleo de epidemiologia, ao organismo de gestão do SUS, os casos de notificação compulsórias, atendidos em qualquer dos serviços ou unidades do hospital.

Notificar, na ausência ao serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de gestão do SUS, os casos de surtos de infecções associadas à utilização de insumos e/ou produtos industrializados.

 

Contato 

Telefone: (83) 3216-7552