Capelania Hospitalar Capelania Hospitalar

Capelania Hospitalar

 

 

O que é Capelania hospitalar?

 

   O Ministério de Capelania consiste na prestação de serviço voluntário a pessoa hospitalizada ou não, familiares e profissionais da saúde, compartilhando a fé cristã, por meio da Palavra de Deus, utilizando, sempre que possível, o apoio espiritual, emocional, recreativo, educacional e de assistência social, se assim o desejarem, primando pela excelência na realização das atividades.

 

Um pouco da nossa história    

 

   Os crentes, como são chamados aqueles que seguem e tem como regra de fé e prática a Palavra de Deus, a tão conhecida Bíblia, tem o compromisso de visitar enfermos e presidiários, atitude louvável, pois, é uma orientação Bíblica conforme indica Mateus: 35.36 Contudo, muitos daqueles que se dispunham a fazê-lo, desconheciam o fato de que o ambiente hospitalar tem suas particularidades e desconsideravam muitas vezes, nessas visitas aspectos relevantes na rotina hospitalar, que entre outras podemos citar o controle da infecção hospitalar, respeito ao sossego da pessoa doente, suas crenças, necessidade de interação com a equipe de saúde, comportamentos estes que levou profissionais da equipe de saúde solicitar a interrupção dessas visitas.

    Com o intuito de facilitar o conflito e orientar os voluntários, foi necessária a busca por capacitação. Em 1999, Maria do Amparo Mota que é evangélica e servidora da instituição participou do curso preparatório em São Paulo sob a supervisão de Elenny Vassão, uma das pioneiras em Capelania no Brasil, na época coordenadora da Capelania Evangélica Hospitalar no Hospital das Clínicas em São Paulo – SP. Em seguida, integraram-se a esse projeto Francisca Barreto Maia e Juraci Farias de Assis, agregando, continuadamente outros integrantes que hoje já são centenas na Paraíba atuando em diversos hospitais de João Pessoa.

    A partir de 2002 a necessidade de capacitação para atuação no apoio espiritual aos pacientes no HU passou a ser pré-requisito, sendo então estruturado o curso básico em capelania hospitalar.

   Em 2006 a capelania no HULW torna-se pessoa jurídica. Em função da atuação em outros hospitais foi necessária a criação de uma entidade que as agregasse, sendo criada a em 2012 a Associação de Capelania Hospitalar Evangélica da Paraíba – ACHE-PB.

    Atualmente a ACHE-PB tem parceria para atuação no HU, Instituto Hospitalar Edson Ramalho, Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga, Maternidade Cândida Vargas, Hospital Infantil Rodrigues de Aguiar.              

 

Como atuamos no HU

 

Plantão:

Diariamente de Segunda a Sexta-Feira

Horário de funcionamento:

Das 14h00 às 16h30

 

Contato:

Fone:(83) 3211-1395 E-mail: acheconsolo2012@yahoo.com.br

 

Literatura:

   A literatura utilizada e presenteada aos pacientes acompanhantes e profissionais da saúde é realizada a partir da parceria com a

Sociedade Bíblica do Brasil –SBB

 

 

Clique na imagem e assista a um documentário que mostra o trabalho da Capelania Hospitalar,

um projeto em favor da vida.

 

Sobre o documentário

  A produção exibida mostra o importante trabalho que é realizado pela Capelania Hospitalar em vários hospitais da cidade de João Pessoa, contando um pouco da história e mostrando a importância de como se preparar através do curso de capelania. Este doc abrange a opinião dos evangélicos que fazem a capelania, dos profissionais de saúde que trabalham em conjunto com eles, e dos pacientes que receberam esse tipo de acompanhamento em seus leitos.