Planejamento e Gestão Planejamento e Gestão

Planejamento e gestão

UNIDADE DE PLANEJAMENTO

Chefe: Profº Dr. Sérgio Ribeiro dos Santos

 

Compete a Unidade de Planejamento do HULW

I. Assessorar o superintendente e a equipe de governança do HULW na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do planejamento.

II. Coordenar internamente a elaboração de planos estratégicos e operacionais do HULW, em consonância com as diretrizes da EBSERH.

III. Propor e implementar metodologias e instrumentos voltados para a análise e melhoria de processos organizacionais.

IV. Propor e implementar fluxos e instrumentos para o monitoramento das ações desenvolvidas, indicadores hospitalares, metas pactuadas e demais parâmetros de interesse institucional.

V. Avaliar continuamente a consecução das metas estabelecidas na contratualização entre o HULW e EBSERH, fornecendo subsídios para a tomada de decisão.

VI. Subsidiar a EBSERH na elaboração de relatórios e documentos técnicos referentes à avaliação de desempenho institucional do hospital.

VII. Exercer outras atribuições, no âmbito de sua competência, determinadas pela Superintendência.

 Plano Diretor Estratégico - PDE

O que é Planejamento Estratégico?

Conceituando de forma simples podemos dizer que o PE é o estabelecimento dos objetivos maiores, de longo alcance, da empresa através da escolha das alternativas que serão adotadas para sua realização e alocação dos recursos com essa finalidade. 

É preciso lembrar que, o que irá determinar o nosso sucesso diante dos desafios chama-se AÇÃO. Será a nossa ação que reverterá todos os problemas encontrados. Planejar ações de forma a agregar valor e fazer a diferença se torna imprescindível em meio a tantos desafios. Os profissionais em cargos de liderança ou chefia que não se planejarem correrão sérios riscos de perderem sua posição na organização, pois o planejamento é uma valiosa ferramenta de gestão.

Desta forma, ressalte-se também que o planejamento é de suma importância, uma vez que servirá de bússola, dando rumo à caminhada, proporcionando assim, que o gestor seja ágil e pró-ativo, tendo sabedoria para enfrentar as ameaças, aproveitando ao máximo as oportunidades encontradas em meio à destemperança do cenário externo, visualizando e transformando seus pontos fracos em fortes, mantendo o foco e o direcionamento em prol do almejado, mas agindo com rapidez em meio às mudanças.

Nossa Missão

Prestar assistência integral, ética e humanizada a comunidade, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, na busca permanente pela excelência, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão para formação de profissionais que respeitem a dignidade humana e sejam agentes transformadores da sociedade. 

Nossa Visão

Ser reconhecido nacionalmente pela excelência na atenção à saúde, geração de conhecimento, formação e capacitação profissional, tornando-se um hospital acreditado até 2019.

Nossos valores:

Compromisso | Cooperação | Ética | Excelência Honestidade | Proatividade | Sustentabilidade | Transparência

 

Etapas do Plano Diretor Estratégico

Basicamente, o PDE teve início levando em consideração o seguinte questionamento: Onde queremos chegar? A partir daí, fez-se uma análise de como o HULW está para chegar nesse destino. Essa é uma forma inovadora e desafiadora que incentiva a busca de resultados. Assim, o diagnóstico situacional foi realizado tomando como base o Projeto de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que foi atualizado e analisado para traçar aonde se quer chegar, de forma cautelosa e baseada no que se pode fazer.

Então, a primeira etapa de construção do PDE foi a formação de um Grupo de Estudo para capacitação junto ao Hospital Sírio Libanês, promovido pela EBSERH. Essa equipe foi constituída das principais lideranças do HULW. O objetivo do grupo foi realizar um curso de especialização em Gestão de Hospitais Universitários dos SUS e, a partir daí, elaborar o PDE com assessoramento dos facilitadores do HSL. 

A segunda etapa foram as sucessivas reuniões do grupo afinidade e os colaboradores internos para discussão dos macroproblemas identificados e a elaboração do plano estratégico de ação. No momento, o PDE está em fase de construção.

Portanto, falar em planejamento estratégico é uma provocação que vai impactar a gestão e fazer as pessoas perceberem que estamos mergulhando numa fase de mudanças e que não tem retorno. A assessoria de planejamento tem plena convicção de que com o plano nas mãos as equipes responsáveis por cada um dos programas terão total liberdade para flexibilizar suas ações, pois estarão aptos a tomarem decisões rápidas e eficazes, tendo em vista as constantes mudanças externas que veem acontecendo no setor saúde.

 

Clique aqui e assista a uma aula sobre planejamento estratégico proferida pelo chefe da Divisão de Planejamento HULW/EBSERH