Nossa História Nossa História

Nossa história

Com a criação da faculdade de medicina, tornava-se imprescindível a presença de unidades hospitalares e ambulatóriais em apoio principalmente à prática do ensino médico.

No início, foram utilizadas as instalações do Hospital Santa Isabel, pertencente à Santa casa de Misericórdia da Paraíba, que alugava à universidade um quantitativo de leitos usados para o ensino. por este velho hospital passaram várias gerações de médicos. Esta situação perdurou até o final do ano de 1977 quando a universidade federal da paraíba, através de convênio com o ministério da saúde, transformou as instalações do Hospital Clementino Fraga, até então destinado ao internamento de pacientes de tisiologia, no novo hospital universitário da UFPB.

Hospital Universitário Lauro Wanderley

Outras unidades hospitalares públicas ou privadas deram seu inestimável apoio à faculdade de medicina. entre estas podemos destacar o Hospital Guedes Pereira, que fazia parte do complexo de unidades de saúde do Bairro de Jaguaribe e era destinado ao tratamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas, sob a liderança do saudoso Professor Ephigênio Barbosa.

É relevante ressaltar sua grande importância junto aos profissionais de medicina, tendo sido fundamental para o ensino e formação de profissionais capacitados para o trato com as doenças transmissíveis.

Na Maternidade Cândida Vargas, então pertencente à Legião Brasileira de Assistência, funcionavam os serviços de obstetrícia e ginecologia tão bem conduzidos pelas mãos dos mestres Danilo Luna e Lauro dos Guimarães Wanderley.

O Hospital Municipal de Pronto Socorro Dr. José de Sousa Maciel também prestou significativa colaboração na formação dos recursos humanos para a saúde.

No Complexo Hospitalar Juliano Moreira, funcionava o serviço de psiquiatria, sob a direção do saudoso professor luciano moraes.

Posteriormente, foram utilizados, para as atividades de ensino, outros hospitais filantrópicos e privados, com especial ênfase para o Hospital São vicente de Paula, Hospital São Cristóvão, onde, inicialmente, o mestre Newton Nobre de Lacerda lecionava a cátedra de neurologia, Hospital Samaritano e Hospital da AMIP.

Com a premente necessidade da implantação de ambulatórios para apoio ao ensino, foram os mesmos viabilizados junto à Faculdade de Medicina, onde o Instituto de Pediatria e Puericultura, dirigido pelo professor João Medeiros, teve grande destaque na formação dos médicos e principalmente dos pediatras paraibanos.

Atualmente, em todo o complexo de Jaguaribe, funciona uma unidade assistencial denominada PAM/Jaguaribe, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde.

O ambulatório, anexo ao atual Hospital Universitário, foi inaugurado em 1976 onde, logo após, funcionaram as instalações provisórias do CCS

 

Histórico do Hospital Universitário Lauro Wanderley

 

Durante a gestão do Reitor João Medeiros, foi efetuada a implantação do campus universitário, em terreno doado pelo Governo do Estado da Paraíba, enquanto governador o Dr. Pedro Moreno Gondim, através da lei n.º 1.871 de 17 de novembro de 1978 e escritura pública lavrada no cartório Eunápio Torres, em 11 de fevereiro de 1959, o que constituiu o marco inicial da grande aspiração da comunidade acadêmica paraibana.

No reitorado do professor Guilhardo Martins Alves, ao final da década de 60, teve início a edificação de vários prédios no atual campus I da UFPB, entre eles o do Hospital Universitário. enquanto se cuidava da construção do HULW, concomitantemente, foi instalada uma equipe liderada pelo Prof. Newton de Araújo Leite que, além de administrar a construção do hospital, planejava todos os atos necessários a sua implantação.

O prédio do HULW era um conjunto arquitetônico moderno, com cerca de 44.000 m2 , dos quais faltavam concluir aproximadamente 9.000 m2. dentre os hospitais universitários do MEC, ocupava posição de destaque por sua atuação na área de ensino e assistência. Em 12 de fevereiro de 1980 foi inaugurado oficialmente o HULW.

Com a transferência da clínica de doenças infecto-contagiosas, foram, em seguida implantadas a unidade materno-infantil e as unidades de clínica médica e cirúrgica.

O HULW tem sido uma grande escola de formação médica na Paraíba, mercê da imprescindível colaboração e participação de mestres, servidores e alunos, notadamente nas áreas afins: enfermagem, farmácia e odontologia, todos em permanente atuação no contexto desta instituição.

                                                                   Recursos Humanos

Atualmente o Hospital Universitário conta com cerca de 1.100 servidores. possui 220 leitos, 80 consultórios médicos, e realiza 20 mil atendimentos e 250 cirurgias por mês. Têm a capacidade de realizar 50 mil exames por mês, possui 10 laboratórios e realiza 700 internações mensais.

Apresentação

O Hospital Universitário Lauro Wanderley é o hospital - escola da Universidade Federal da Paraíba, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, sendo parte integrante e inseparável destes, fundado em 1980 e situado no Campus Universitário I, bairro Castelo Branco, no município de João Pessoa. O HULW representa estrutura de saúde de referência para o estado da Paraíba. Polariza atendimento para todos os municípios do estado, e referência para atenção ambulatorial especializada, entretanto, em determinação ao desempenho do Plano Diretor de Regionalização do Estado (PDR), e a Programação Pactuada e Integrada (PPI), deverá obedecer as referências pactuadas para o município de João Pessoa, verificando a quantidade física e financeira encaminhada.

O HULW oferece as especializações Latu-Sensu em Residência Médica nas áreas de Anestesiologia, Clínica médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Oftalmologia e Terapia Intensiva e Doenças Infecto-Contagiosas além de disponibilizar campo de prática na profissionalização dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Educação Física, Comunicação Social entre outros.Ele é formado por uma única unidade dividida em duas áreas: Ambulatórial e hospitalar.

No Ambulatório são oferecidos os Serviços Assistenciais em Consultas Especializadas de: Alergia e Imunologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Homeopatia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Psiquitria, Reumatologia, Urologia, Mastologia. Como também as Cirurgias Ambulatoriais e as Consultas Paramédicas de: Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia. É realizado também o atendimento de Pré-natal para acompanhamento das gestantes de Alto Risco.

Além das consultas há uma gama enorme de exames de Média e Alta-complexidade realizados pelo HU em: Patologia Clínica, Anatomopatologia e Citopatologia, Radiodiagnóstico, Ultrassonográficos, e Diagnose.

A área hospitalar de internação oferece assistência em diversas clínicas, buscando, garantir aos usuários um atendimento humanizado.

 

Próxima parte em construção