Notícias Notícias

Voltar

HULW assina contrato com a Prefeitura de João Pessoa para realização de Procedimentos Cardiológicos

Gestão

HULW assina contrato com a Prefeitura de João Pessoa para realização de Procedimentos Cardiológicos

O Hospital Universitário passará a realizar exames de cateterismo

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assina, nessa quinta-feira (05), contrato com a Prefeitura Municipal de João Pessoa para realização de procedimentos cardiológicos. Como resultado imediato da assinatura, o Hospital Universitário passará a realizar exames de cateterismo.

A assinatura do contrato decorre de um acordo no âmbito de ação ajuizada pelo Ministério Público Federal. A sentença foi parcialmente procedente e uma das condenações foi a regularização das cirurgias cardíacas no município de João Pessoa, com possibilidade de ampliação

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o presidente EBSERH, Kleber de Melo Morais, como também o vice-presidente, Arnaldo Correia de Medeiros; a Superintendente do HULW, Flávia Cristina Fernandes. Encontrarem-se presentes os procuradores da República, Guilherme Ferraz, José Godoy e Duciran Farena; promotora de Justiça da Saúde do Ministério Público Estadual, Jovana Tabosa, secretário de Saúde do município de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão substituto, José Guilherme Ferraz da Costa, considera o acordo um grande avanço, porque o HULW é um hospital-escola, tem equipes para isso, mas não tinha o financiamento. “É uma luta importantíssima. Com o acordo, a prefeitura de João Pessoa vai financiar esses procedimentos até que seja possível a habilitação do serviço pelo Hospital Universitário perante o Ministério da Saúde, para que o hospital possa receber verbas federais”, explica Guilherme Ferraz.

"Essa é uma história longa, mas vitoriosa. Graças a uma ação integrada, nossos usuários terão mais um serviço a disposição do nosso HULW ", completou a Superintendente, Flávia Cristina Fernandes.

 

 

  

Fotos: ORIEL FARIAS. Clique aqui para baixar

 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.