Notícias Notícias

Voltar

HUOL integra 121 novos profissionais em seus programas de residência

ESPECIALIZAÇÃO

HUOL integra 121 novos profissionais em seus programas de residência

Entre os futuros especialistas, 88 são médicos e 33 são de outras profissões da saúde

Nesta quinta-feira, 2, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), iniciou um novo ciclo de especialização em saúde, que qualificará 88 médicos e 33 profissionais, entre nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e odontólogo, abrangendo o total de 121 residentes.

As residências constituem cursos de Pós-graduação lato sensu, caracterizados como treinamento em serviço, orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Onofre Lopes, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferece atualmente 19 programas de Residência Médica, três de Residência Multiprofissional e o programa de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF).

Os futuros especialistas foram integrados através de um seminário, cuja abertura contou com a presença do vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN, Antônio de Lisboa Costa; do superintendente do HUOL, Stenio Gomes da Silveira; da representante da Gerência de Ensino e Pesquisa, Roseane Diniz; do gerente de atenção à saúde, Aldair Paiva; da gerente administrativa, Zilmar Fernandes; do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da UFRN, Gilmar Amorim; e da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Déborah Mororó.

A estatal

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens: