Notícias Notícias

Voltar

HUOL realiza campanha no Dia Mundial do Rim

CONSCIENTIZAÇÃO

HUOL realiza campanha no Dia Mundial do Rim

Ação contou com parceria da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da UFRN e da Universidade Potiguar

Nesta quinta-feira, 9, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) celebrou o Dia Mundial do Rim, com uma campanha de atendimento, orientação e conscientização da população.

Em 2017, com o tema “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, a ação focou em alertar a população com relação ao peso excessivo. Assim, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Potiguar (UnP), o hospital gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou um mutirão oferecendo testes glicêmicos, aferição de pressão, análise do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação de uma equipe multidisciplinar, que contou com a participação de médicos nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos e estudantes.

Alerta

De acordo com o Dr. Felipe Guedes, nefrologista do HUOL, "estudos apontam que aproximadamente 10% da população é portadora de Doença Renal Crônica (DRC), muitas vezes descoberta em fase avançada, quando é necessário tratamento por terapia substitutiva, seja a diálise ou o transplante", explica.

Para o especialista, independente de sintomas, todo indivíduo deve manter uma conduta preventiva, com hábitos saudáveis, busca por informação e avaliação periódica completa da saúde, incluindo exames simples, de urina e sangue, fundamentais para a detecção de alterações renais.

Prevenção

Condutas para a prevenção da Doença Renal Crônica:

1.Mantenha-se em forma.

2.Pratique atividade física regularmente.

3.Mantenha sua alimentação saudável.

4.Evite o sobrepeso.

5.Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.

6.Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.

7.Monitore sua pressão arterial.

8.Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.

9. Não fume.

10. Evite bebidas alcoólicas.

11. Não tome remédios sem orientação médica.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha no Brasil e criou material informativo e educativo, que foi distribuído e divulgado em cerca de 500 eventos, em todas as regiões.

 

Ao longo dos anos, a Campanha de Prevenção tem sido ampliada, refletindo em maior número de pessoas beneficiadas.

 

Uma impactante ação de publicidade da campanha é a iluminação de pontos turísticos em diversas localidades do país, com as cores azul e vermelho, para chamar atenção para a questão da Doença Renal Crônica. A exemplo do que foi feito no Cristo Redentor e no Obelisco do Ibirapuera, no Rio Grande do Norte o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) ganhou as cores da iniciativa.