Notícias Notícias

Voltar

Ebserh Solidária atende 25% da população de município potiguar

MUTIRÃO EM SAÚDE

Ebserh Solidária atende 25% da população de município potiguar

Força-tarefa de hospitais da UFRN beneficiou população de Santa Maria/RN

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizou, nesta sexta-feira (10), a ação Ebserh Solidária, um mutirão itinerante nacional com a participação de 38 hospitais universitários federais, que promoveu mais de 7,5 mil procedimentos em localidades de difícil acesso à saúde, nas cinco regiões do país.

No Rio Grande do Norte, o município de Santa Maria, com pouco mais de 4 mil habitantes, recebeu 26 postos de consultas e procedimentos dos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divididos entre a escola municipal João Marques de Araújo e a Unidade Básica de Saúde local. Mais de 500 moradores da localidade foram beneficiados com atendimentos, procedimentos e orientação em saúde.

A iniciativa incluiu atenção cardiovascular, psiquiátrica, de saúde bucal e de prevenção ao alcoolismo, prestadas pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) realizou atividades educativas e procedimentos de colposcopia, ultrassonografia transvaginal e mastologia. O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) promoveu consultas ginecológicas com colposcopia, ultrassonografias e consultas em pediatria, fisioterapia, nutrição, clínica médica e psicologia.

Com a Ebserh Solidária, os pacientes diagnosticados com doenças graves ganharam também pronto encaminhamento para tratamento nos hospitais universitários da Rede Ebserh.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.