Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores do HUOL lançam livro sobre gestão na saúde

PUBLICAÇÃO

Pesquisadores do HUOL lançam livro sobre gestão na saúde

Obra tem autores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e do IFRN

O livro Gestão de recursos humanos em saúde mediada por tecnologia: seguindo a trilha da inovação, lançado durante a 1ª Conferência de Inovação Tecnológica em Saúde no ano passado, ganhou a sua versão digital. A publicação, que tem como autores pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), e do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI), do IFRN, está disponível através do repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto foi desenvolvido pelos professores Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, Custódio Guerra, Bruno Gomes de Araújo, Karilany Coutinho, Fabiano Papaiz, todos pesquisadores do laboratório, e Robinson Alves, coordenador do NAVI. De acordo com os organizadores, o livro traz uma leitura que permite um aprofundamento sobre a inovação para o tema da gestão e regulação do trabalho na saúde.

A proposta de criação do livro surgiu através de um grupo de pesquisadores do NAVI. O núcleo desenvolveu projetos como a Plataforma do Mercosul para Livre-Trânsito de Profissionais de Saúde, o Sistema da Mesa de Negociação do SUS e um Sistema para a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

A partir disso, a ideia do grupo foi de compilar todo o conhecimento produzido, e assim, também de convidar outros pesquisadores no Brasil que pudessem contribuir para o compartilhamento do conhecimento nessa área.

Para visualizar a versão digital do livro, basta acessar o link da publicação (clique aqui) na página do repositório da UFRN.

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Cassiano da Cunha