Notícias Notícias

Voltar

UFRN firma convênio para beneficiar área de saúde estadual

TECNOLOGIA

UFRN firma convênio para beneficiar área de saúde estadual

Acordo prevê utilização de fibra ótica de cabeamento implantado pela UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) formalizaram convênio na tarde desta quinta-feira, 27, no prédio da Reitoria, para implantação e cooperação técnica da rede de fibra ótica GigaNatal entre as duas instituições. O acordo prevê a utilização de uma fibra ótica do cabeamento implantado pela UFRN e que integra a rede GigaNatal. Segundo o atual secretário da Sesap, Sidney Domingos Ferreira de Souza e Santos, a parceria propicia que a Secretaria passe a usar uma infraestrutura de comunicação de alta velocidade.

“A medida facilita aspectos como autorização de exames e acompanhamentos de leitos, influenciando assim na identificação das potencialidades das unidades. Isso só é possível com a Tecnologia da Informação (TI) funcionando com eficiência. Em algumas ocasiões, há uma deficiência grave”, colocou.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz assinou a parceria junto com o secretário, destacando que o convênio beneficia a população e tem o potencial de favorecer os servidores também, pois, ao permitir uma melhor conexão para internet, abre espaço para capacitações a distância. O convênio tem validade de doze meses e prevê um investimento de R$ 128,4 mil por parte da Sesap.

Wilson Galvão de ASCOM – Reitoria UFRN