Notícias Notícias

Voltar

HUOL participa do 1° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

PORTO ALEGRE/RS

HUOL participa do 1° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

Evento contou com a participação de especialistas dos EUA, Espanha e África

O compartilhamento de duas experiências estrangeiras na área da saúde marcou o 1° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro, realizado nos dias 30 e 31 de março, em Porto Alegre/RS. Também houve apresentações de resultados alcançados por 15 instituições brasileiras participantes da iniciativa, entre elas o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Criado para evitar eventos adversos – termo que designa complicações indesejadas decorrentes de procedimentos incorretos em pacientes –, o projeto é coordenado nacionalmente pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde.

O projeto “Implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas” é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), para melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos em todo o país, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Elenara Ribas, líder do projeto, ressalta que começam pelas pessoas os processos para se evitar a ocorrência de eventos adversos. “Compartilhar é a palavra do encontro, por isso contamos com a presença de todas as instituições participantes e cerca de 350 pessoas, que serão replicadoras de boas práticas”.

Para a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUOL, Mabel Mendes Cavalcanti, “a participação no evento e no Projeto Paciente Seguro representa grande oportunidade de melhoria para alcançar, de maneira efetiva, resultados satisfatórios e ter uma assistência mais qualificada. Com o uso das ferramentas, foi possível, além de conhecer novos dados, aproximarmos mais dos colaboradores e pacientes, de maneira sistemática”, ressaltou.