Notícias Notícias

Voltar

Gestores da UFRN participam de evento nacional da Rede Ebserh

PLANEJAMENTO

Gestores da UFRN participam de evento nacional da Rede Ebserh

Os 39 superintendentes dos hospitais filiados à Ebserh estiveram reunidos para discutir ações para 2018

Na quinta-feira, 23, foi encerrado o evento que reuniu superintendentes de toda a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que gere os Hospitais Universitários Federais. Gestores dos três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além do vice-reitor da instituição, prof. José Daniel Diniz, estiveram no evento para discussões do plano de ação e a utilização do orçamento da estatal para 2018.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), foi representado pelo seu superintendente, prof. Stenio Gomes da Silveira. Na ocasião, foram debatidos projetos e estratégias nas áreas de gestão de pessoas, TI, administração e infraestrutura, abordagens relativas a modelos de gestão e regulação, além de iniciativas de ensino, pesquisa e cooperação técnica.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, fez um balanço sobre os três dias de evento. “A razão de a Ebserh existir são os HUs. Portanto, fizemos um alinhamento da ponta com a sede. Nossos hospitais têm a obrigação de ser os melhores do país, pois ali nós formamos os profissionais que atuam na área da saúde. Iniciativas como essa tornam nossas metas possíveis”, concluiu o gestor.

Para o diretor vice-presidente da estatal, Paulo Henrique Costa, o encontro serviu para auxiliar no alinhamento do planejamento de ações para 2018. “Nós somos a única empresa brasileira da área de saúde que tem essa característica de rede, em que a autonomia de cada hospital é respeitada e que, de uma maneira conjunta, construímos soluções para os desafios do dia a dia. Acredito no diálogo e na troca de experiências para conquistarmos nossos objetivos”, afirmou.

 

Sobre a Ebserh

O HUAB, o HUOL e a MEJC, todos da UFRN, são filiados à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.