Notícias Notícias

Voltar

HUOL lança padronização de medicamentos de acordo com classificação internacional

GESTÃO RACIONAL

HUOL lança padronização de medicamentos de acordo com classificação internacional

Apenas produtos padronizados são adquiridos de forma programada pelo Hospital

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou a sua Padronização de Medicamentos 2017, desenvolvida de acordo com o código ATC (sigla de Anatômica Terapêutico Química), sistema de classificação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como padrão internacional para a utilização de medicamentos.

A padronização é uma ferramenta para a gestão racional de recursos, pois permite adquirir produtos de forma programada e com valor terapêutico comprovado, usar medicamentos de forma racionalizada, ampliar o controle, e aumentar a agilidade da dispensação dos medicamentos.

De acordo com o presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do HUOL, Munir Massud, “ao adotar critérios preconizados pela OMS, a padronização de medicamentos prioriza a efetividade, a tolerabilidade e o custo”, destacou.

Para a também membro da CFT, Valdjane Saldanha, a ação impacta em toda a logística hospitalar, pois “agrega benefícios que abrangem a assistência ao paciente e o setor administrativo, gerando economia de recursos e tornando o fluxo da cadeia de medicamentos mais organizado, seguro e eficaz”, concluiu.