Notícias Notícias

Voltar

“Cheio de fadas”, HUOL celebra Dia da Criança

INFÂNCIA

“Cheio de fadas”, HUOL celebra Dia da Criança

Ação tem comprovados benefícios terapêuticos, diz especialista

Sorriso de orelha a orelha e um admirado comentário: “tá cheio de fadas!” Assim como Cecília, 6 anos, todos os pequenos pacientes internados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nesta quarta-feira (11), foram surpreendidos com uma colorida festa de Dia das Crianças, ocasião em que integrantes da equipe pediátrica continuaram fadas da assistência, mas com adereços das lúdicas fadinhas dos contos infantis.

O evento que transformou os corredores da pediatria numa “floresta encantada”, teve música, brincadeiras, balões, doces e presentes, tudo carinhosamente organizado por colaboradores tanto da equipe de saúde, quanto de setores administrativos do hospital.

“A criança internada sofre ruptura da infância, quando é afastada de elementos lúdicos indispensáveis para a sua idade. Quando a equipe leva a infância para o hospital, além de promover ação com comprovados benefícios terapêuticos, propicia um momento que naturalmente existiria em qualquer outro ambiente. Em casa, na escola, no shopping, ou aqui, Semana da Criança deve ser motivo de celebração”, destaca Tatiana Nóbrega, coordenadora de enfermagem da internação pediátrica.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o HUOL-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.