Notícias Notícias

Voltar

HUOL recebe pesquisadores da Universidad de Chile

COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

HUOL recebe pesquisadores da Universidad de Chile

Chilenos são parceiros do PneumoCardioVascular Lab, que desenvolve pesquisa no Hospital

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no último mês, recebeu pesquisadores da maior instituição pública chilena de ensino e pesquisa, a Universidad de Chile. Os professores chilenos Rodrigo Torres, Homero Puppo e Matias Otto integram três projetos de pesquisa e um projeto de inovação tecnológica em saúde, desenvolvidos em colaboração com o PneumoCardioVascular Lab, coordenador pelo prof. Guilherme Fregonezi.

Iniciada em 2016, a colaboração integrou o prof. Matias Otto ao grupo de pesquisadores do PneumoCardioVascular Lab, através do Programa de Doutorado em Biotecnologia – RENOBRIO, sob orientação do prof. Guilherme Fregonezi.


Capacitação de profissionais do HUOL

O intercâmbio propiciou ainda a capacitação de fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e residentes em saúde do HUOL, através da aula “Uso de Ventilação Não Invasiva em Pacientes com Doenças Neuromusculares”, ministrada pelo prof. Rodrigo Torres.

A atividade teve coordenação conjunta dos professores Guilherme Fregonezi, Mário Emílio Dourado e Vanessa Resqueti, e foi organizada para atualizar os profissionais do HUOL, com diferentes visões e aspectos dessa modalidade de tratamento.

Na ocasião, o prof. Rodrigo Torres compartilhou sua experiência no tratamento e suporte ventilatório em pacientes crônicos, adquirida nos anos em que foi fisioterapeuta do Programa Nacional de Assistência Ventilatória em Pacientes com Doenças Neuromusculares do Chile, onde hoje é coordenador científico.

Imagens: