Notícias Notícias

Voltar

HUOL implanta sistema que reduz espera de pacientes por macas

CENTRAL DE SERVIÇOS

HUOL implanta sistema que reduz espera de pacientes por macas

Iniciativa informatiza as demandas de transporte de pacientes

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), implantou em sua central física o “módulo maqueiros” do sistema Central de Serviços, software desenvolvido por profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criado para administrar a ação de maqueiros, contínuos e carregadores.

A iniciativa informatiza as demandas de transporte de pacientes, facilita o chamado feito pelos profissionais de saúde e tem como foco reduzir a espera por macas e diminuir os cancelamentos ou remarcações de procedimentos internos, causados pela demora no deslocamento dos pacientes internados.

“É um sistema simples, mas com grande impacto na organização, pois distribui o chamado para o maqueiro disponível, registra os indicadores de quem trabalhou mais, o tempo de execução da solicitação e a finalidade do transporte do paciente”, explicou Kairon Paiva, desenvolvedor da ferramenta.

De acordo com Rafael Amorim, chefe da Unidade de Planejamento do HUOL, já na fase de experiência, resultados expressivos foram alcançados: “unindo a Central de Serviços com a implantação dos processos, o tempo médio de conclusão dos chamados passou de 1:15 hora, para 30 minutos. É um ganho significativo, inclusive para os setores que estão esperando o paciente para a realização de exames e intervenções”.

Compartilhamento

Pensado como ferramenta pública, o sistema Central de Serviços estará disponível para utilização de outros hospitais interessados. “Estamos consolidando o projeto de implantação, que envolve planejamento, comunicação e estatística, para sensibilizar sobre a importância da ideia e divulgar a iniciativa, informando a estrutura mínima necessária, as etapas e o tempo de implementação”, encerrou Amorim.