Notícias Notícias

Voltar

HUOL promove ação no Dia Mundial de Prevenção da Lesão Por Pressão

CONSCIENTIZAÇÃO

HUOL promove ação no Dia Mundial de Prevenção da Lesão Por Pressão

Iniciativa abordou tanto profissionais de saúde, quanto familiares e acompanhantes de pacientes

A Comissão de Curativos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu, na segunda-feira 20, ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Prevenção da Lesão Por Pressão (LPP).

Embora evitada com medidas simples, a LPP é um problema de saúde pública e uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de prolongar a permanência dos pacientes no hospital, a lesão por pressão aumenta o risco de infecções, o custo da saúde e também é importante causa de reinternações.

A ação ocorreu na entrada do Edifício Central de Internação (ECI) da unidade, justamente para abordar tanto profissionais de saúde, quanto familiares e acompanhantes de pacientes.

Como prevenir

  • Proteja a pele do paciente do excesso de umidade, ressecamento e atrito;
  • Mantenha os lençóis secos, sem vincos e sem restos alimentares;
  • Hidrate a pele do paciente com cremes à base de ácidos graxos essenciais;
  • Mude o paciente de posição frequentemente, mas evitando arrastá-lo;
  • Use superfícies para alívio da pressão causado pela imobilidade, como colchão de poliuretano (caixa de ovo).

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.