Notícias Notícias

Voltar

Ministro da Saúde anuncia inclusão do HUOL no Plano de Expansão de Radioterapia

TRATAMENTO DO CÂNCER

Ministro da Saúde anuncia inclusão do HUOL no Plano de Expansão de Radioterapia

Com investimento, Unidade de Oncologia do Onofre Lopes será ampliada

Natal (RN) – Como uma das ações de reforço ao tratamento para os pacientes com câncer, o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) receberá recursos na ordem de R$ 1,97 milhão para a aquisição de um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia. A unidade também receberá R$ 6 milhões para a construção de um bunker (espaço para receber o equipamento). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira, 27, em visita à unidade hospitalar da Rede Ebserh.

A aquisição será possível por meio da inclusão do Huol no Plano Nacional de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é o de reduzir a demanda reprimida de atendimento a portadores de câncer, qualificando o acesso da população aos procedimentos oncológicos no Sistema Único Saúde (SUS). Para o ministro, “a expectativa é avançar na oferta de serviços próximos ao paciente, descentralizando os parques tecnológicos e evitando o deslocamento para tratamento de saúde. A prioridade é identificar unidades de referência nas várias regiões, qualificar a assistência e ampliar a capacidade de atendimento, chegando onde as pessoas precisam”, explicou.

Presente na visita do ministro ao Huol, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, afirmou que todos os esforços têm sido no sentido de qualificar e ampliar os serviços. “Temos buscado dar cada vez mais condições para que os hospitais da Rede Ebserh possam aperfeiçoar os atendimentos à população e melhorar o ensino e a pesquisa”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Rio Grande do Norte tem 5.590 novos casos de câncer por ano, sendo 1.640 novos casos apenas em Natal. Atualmente, a unidade de Oncologia do Huol realiza cerca de 10.500 consultas e 450 cirurgias e procedimentos em Oncologia por ano, além de ofertar tratamento quimioterápico para 200 pacientes por mês.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Por Cassiano da Cunha