Notícias Notícias

Voltar

HUOL promove ações de conscientização sobre o Lúpus

CAMPANHA

HUOL promove ações de conscientização sobre o Lúpus

Na segunda-feira 14, serão realizadas ações de informação em saúde

Para celebrar o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, 10 de maio, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove uma série de ações de conscientização sobre a doença, coordenadas pela Unidade de Clínica Médica.

A programação foi iniciada no último dia 7 e segue até a próxima segunda-feira 14, com eventos de informação em saúde, a partir das 8h, no prédio ambulatorial da unidade, tanto no térreo quanto no 4º subsolo. As atividades educativas incluem orientação sobre a importância da vacinação contra a gripe para os portadores de Lúpus, considerados de imunização prioritária.

Profissionais e residentes de saúde estão envolvidos na atenção de pacientes, pois o HUOL é a referência e único serviço de alta complexidade pelo SUS no Rio Grande do Norte, mas o esclarecimento do público em geral também é foco da campanha.

Lúpus é uma doença autoimune, não contagiosa, infeccciosa ou maligna, mas crônica. Não existe cura, mas há controle que auxilia na manutenção da qualidade de vida do paciente.

Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus.

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.