Notícias Notícias

Voltar

Parceria oferece ilustrações gratuitas para publicação de artigos científicos

HUOL-CIÊNCIA ILUSTRADA

Parceria oferece ilustrações gratuitas para publicação de artigos científicos

Acadêmicos e profissionais terão acesso à criações personalizadas

O premiado estúdio Ciência Ilustrada está oferecendo a criação de ilustrações personalizadas para quem atua no âmbito do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e publicará artigos científicos.

Entre as diversas formas de comunicação científica, os artigos têm importante impacto na disseminação das pesquisas e no currículos dos autores. Além disso, de acordo com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a ilustração é um diferencial decisivo tanto para a clareza, quanto para a persuasão de uma informação.

No entanto, conseguir esse diferencial pode ser oneroso, pois bancos de imagens pagos precisam cobrar valores compatíveis com os altos custos de produção, enquanto ilustrações personalizadas demandam ainda mais investimento. Sem contar que capturar imagens indiscriminadamente na internet pode gerar implicações legais e sanções científicas futuras.

O Ciência Ilustrada, que já integra dezenas de publicações médicas, das maiores e mais respeitadas editoras, e tem histórico de coautoria em pesquisas, percebeu que muitos artigos dependem apenas da parte ilustrativa para serem encerrados, ao mesmo tempo que objetiva ampliar sua participação nesse tipo de publicação. Assim, o criador do estúdio, o médico Francisco Irochima, oferta a criação gratuita, tendo como contrapartida a inserção na coautoria do trabalho.

“Muitos acadêmicos e profissionais desenvolvem conteúdo textual extremamente bem explicado, mas têm enorme dificuldade em traduzi-lo em imagens, inclusive pelas barreiras de obtenção das mesmas. Nossa ideia vai além da oferta de um banco de ilustrações, embora tenhamos amplo portfólio; como a contrapartida é a inserção na coautoria, seremos efetivamente autores de ilustrações exclusivas e personalizadas para cada artigo, com o diferencial do olhar especializado de também atuar na saúde”, explica o doutor Irochima.

Os interessados em mais informações devem enviar mensagem para cienciailustrada@gmail.com.As criações serão gratuitas e individualizadas.

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Cassiano da Cunha