Notícias Notícias

Voltar

Evento no HUOL cria marco para desenvolvimento da cardiopediatria no RN

AVANÇO

Evento no HUOL cria marco para desenvolvimento da cardiopediatria no RN

Ação "abriu diálogo para a reestruturação da linha de cuidado das crianças com doenças cardíacas"

Desde 2015, junho é oficialmente o período para debater a saúde cardíaca infantil, em razão do Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita (12/06). No entanto, a Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), transformou o dia em semana e abriu caminho para uma mudança ainda mais profunda na forma de abordar a cardiopediatria potiguar.

 “A I Jornada Norteriograndense de Cardiopediatria integrou a I Semana de Conscientização da Cardiopatia na Infância, um duplo pioneirismo com impacto prático, que agregou vários entes e abriu diálogo para a reestruturação da linha de cuidado das crianças com doenças cardíacas”, explicou Dr.ª Jussara Maia, chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca) do HUOL.

Além disso, o evento coordenado pela médica Gisele Pacheco permitiu a troca de conhecimentos, de experiências e o aprimoramento de assuntos fundamentais para a especialidade.

“Quando a saúde pública é acompanhada de informação, dissemina-se a importância da prevenção, as equipes de saúde são aperfeiçoadas e é possível trabalhar com o objetivo de evitar agravamentos”, explicou o Dr. Renato Torres, cardiologista pediátrico referência na prevenção e controle da febre reumática no Paraná, doença acompanhada de sequelas cardíacas.

Ação, que ocorreu entre 11 e 15 de junho, além do potencial para a realização de edições futuras, inseriu diversos temas na agenda de um hospital de referência, com pautas a serem trabalhadas no âmbito local ao longo do ano.