Telemedicina Telemedicina

RUTE

 

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. A participação nos Grupos de Interesses Especiais – SIGS e a prática da Telesaúde já são realidade no HUOL.

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

A telemedicina contribui com o ensino médico do HUOL

No ano passado a sala de telemedicina serviu para videoconferências, como a que reuniu os gestores do HUOL e demais hospitais universitários do Brasil. Foi também facilitadora de encontros com os Grupos de Interesses Especiais (SIG’s). A telemedicina no HUOL transformou-se em importante instrumento para compartilhamento de informações e experiências. 

No início de 2011, o Núcleo RUTE do HUOL passou a ser ferramenta de aprendizagem para médicos residentes deste e demais hospitais universitários do país, que passam a acompanhar procedimentos cirúrgicos, em tempo real, graças aos recursos tecnológicos disponibilizados pela RUTE.

As imagens das cirurgias são vistas por alunos, que passam a acompanhar e tirar dúvidas com os professores, cirurgiões, anestesistas e demais profissionais envolvidos, sem que haja a necessidade da permanência no local onde está sendo realizado o procedimento.  Os alunos acompanham as manobras sem entrar no centro cirúrgico, o que ajuda a manter o serviço do hospital com a menor taxa de infecção hospitalar do Estado.

 

A teleconsulta

Graças à sala de telemedicina do HUOL, também é possível disponibilizar o serviço de teleconsulta, favorecendo diretamente os pacientes, tanto do HUOL como de outros hospitais do Rio Grande do Norte. Agora, médicos daqui, podem realizar consultas com pessoas do interior do estado do RN, como as do Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. Esse recurso pode evitar que um paciente do interior tenha que se deslocar sem necessidade para a capital potiguar.

 

SIG de Educação Médica

O SIG de Educação Médica foi criado pelo grupo de professores do curso de medicina da UFRN, organizados no Núcleo de Educação Médica (NEME). Esses professores são responsáveis pela coordenação do SIG, que atualmente conta com a participação de mais de 20 instituições de ensino, entre elas a UFC, UFS, UFA, FAMEMA, Faculdade de Medicina do ABC-SP, USP, UNesp, UNICAMP, UERJ, UFRJ e UFG.

 

Agenda da Sala RUTE 


AGENDA RUTE