Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa revela que 96% dos usuários indicariam o Hupaa para algum familiar

Ouvidoria

Pesquisa revela que 96% dos usuários indicariam o Hupaa para algum familiar

Estudo aponta ainda que cerca de 90% dos usuários sentem-se satisfeitos com o atendimento geral

Maceió (AL) – Uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), revelou que 96% dos usuários entrevistados indicariam o hospital para algum familiar. Revela também que cerca de 90% dos participantes da pesquisa sentem-se satisfeitos com o atendimento geral recebido no hospital e 82,85% deles sentem-se satisfeitos quanto ao atendimento da equipe de saúde.

O primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos hospitais universitários filiados à Rede Ebserh foi realizado no primeiro semestre de 2017 pelas ouvidorias de cada unidade. Os resultados são apresentados a partir da perspectiva do cidadão, revelando potencialidades e fraquezas da organização que podem subsidiar o processo de tomada de decisão organizacional em busca de melhorias. 

Para a ouvidora do Hupaa, Giselle Vicente, a participação do hospital na pesquisa de satisfação nacional, junto com 33 hospitais universitários do Brasil em 2017 revela a importância democrática desse instrumento e a necessidade de que a gestão local volte os olhares para o que os cidadãos expressam, a partir de suas respostas, fazendo uma análise cuidadosa dos dados obtidos.

“A pesquisa precisa ser compreendida como instrumento de democratização e de gestão, por meio do qual é dado voz a sociedade, permitindo uma aproximação entre os gestores dos hospitais e seu público-alvo. Os gestores precisam estar constantemente atentos aos fatos que podem estar correlacionados às oscilações de satisfação e voltar o olhar para acontecimentos que possam ter influência sobre as melhorias e declínios nos índices de satisfação. Devem ainda evitar perder de vista questões que estão em um nível adequado de satisfação, para que essas não desçam de patamar e comprometam a qualidade e excelência do atendimento”, ressaltou a ouvidora.

Acesse o Relatório Completo da Pesquisa de Satisfação.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o Hupaa-Ufal é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupaa