A Associação dos Amigos do Hospital Universitário de Santa Maria (AAHUSM) foi fundada em 22 de junho de 2004, após tomar conhecimento da existência de outras instituições civis no Brasil que atuam em Hospitais Universitários, desenvolvendo ações para minimizar as dificuldades de pacientes e seus familiares.

A AAHUSM é uma instituição civil de direito privado e com finalidade filantrópica, tendo seu estatuto registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Santa Maria, sob o n° 3533, Livro 12, em 05 de agosto de 2004, conforme determina o Novo Código Civil Brasileiro.

Atualmente, é uma instituição considerada de Utilidade Pública Municipal pela lei n° 4873/05 de 15 de dezembro de 2005.

A associação surgiu da intenção e do trabalho de um grupo de pessoas da comunidade santa-mariense, preocupadas em manter a qualidade de vida dos pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria e de seus familiares.

Primeira diretoria da AAHUSM na data de fundação

Da esquerda para direita: Dra. Virgínia Coser - Diretora Técnica, Márcia Rasi - Vice-diretora Presidente, Zeferino Gilberto da Silva - Diretor Presidente, Dra. Elaine Resener - Ex - Diretora do Hospital e Cleusa G. Castro - Diretora Administrativa da AAHUSM. Em pé, a Diretora Financeira, Jane Zofólli, e membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo.