Marcação de consultas Marcação de consultas

Marcação de consultas

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

A Central de Marcação de Consultas do HUSM, localizada no andar térreo, é responsável pelo agendamento de consultas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A marcação é feita somente de forma presencial, não sendo possível agendar por telefone. O telefone de contato é: (55) 3213 – 1771


O hospital recebe pacientes para primeira consulta somente referenciados, ou seja, aqueles que são previamente atendidos por alguma unidade assistencial e encaminhados ao HUSM pelo sistema de regulação - SISREG .

 

Primeira consulta: Refere-se ao primeiro atendimento/contato do paciente em determinada especialidade. Este tipo de consulta é agendado exclusivamente pelo gestor, solicitada pelo sistema SISREG.

 

Retorno: é a consulta para seguimento do tratamento na mesma especialidade.  O intervalo é definido pela equipe assistencial de acordo com o quadro clínico do paciente.

O agendamento destas consultas é realizado no próprio hospital.

Para agendar o retorno, assim que sair da consulta, o paciente deve comparecer à Central de marcação e apresentar o pedido do profissional assistente com assinatura e carimbo e esta fornecerá o agendamento obedecendo aos critérios de prioridade e de tempo pré-estabelecidos.

Os retornos podem ser:

- Retorno Excedente: Retorno com a mesma especialidade quando exista a indicação médica de que a consulta seja realizada num período determinado.

- Retorno Preferencial: Retorno com a mesma especialidade até 30 dias após a data da ultima consulta.

- Retorno Ordinário: Retorno com a mesma especialidade acima de 30 dias após a data da ultima consulta.

- Retorno Pós Alta: É a consulta em sequência de uma alta hospitalar ou intervenção cirúrgica da mesma especialidade.

 

Interconsulta: Consiste em uma primeira consulta originada do atendimento feito de outra especialidade médica do HUSM, em casos urgentes, com potencial gravidade, que definitivamente não podem aguardar consulta marcada pelo gestor (agendamento via Secretaria de Saúde). Esta é regulada internamente.

 

Reprogramação do paciente que não compareceu à consulta de retorno.

  • Uma falta: a reprogramação será feita via secretaria da saúde;
  • Duas faltas consecutivas na mesma especialidade: perde o vinculo com a especialidade e retorna agendamento via secretaria da saúde – SISREG;
  • Em até seis (6) meses da consulta programada: se o paciente não justificar ou solicitar retorno em até seis meses da última consulta programada perde o vínculo com a especialidade e retorna agendamento via SISREG.

 

Documentação Necessária para agendamento do retorno

Cartão de Identidade do HUSM

Carteira de Identidade (RG);

CPF;

Formulário de retorno, datado, assinado e carimbado pelo médico assistente;

Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Comprovante de endereço.

 

 Especialidades oferecidas

Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Toráxica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, ColoproctologiaDermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Genética, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hemoterapia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neurocirurgia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição, Oncologia, Oftalmologia, Ortopedia, Ortopedia Pediátrica, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia pediátrica, Proctologia, Psicologia, Psiquiatria, Reumatologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Transplante, Urologia.

 

Os atendimentos especializados são realizados nos diversos ambulatórios/Alas do HUSM.

Ambulatório Ala A

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1781

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala B

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1782

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala C

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1783

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala D

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1784

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala E

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1784

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala F

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do HU

Contato: (55) 3213 1787

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala G

Atividade: Consultas clínicas e procedimentos especializados

Localização: Andar térreo do prédio anexo de Psiquiatria

Contato: (55) 3213 1864

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala H

Atividade: Consultas clínicas, procedimentos especializados e realização de quimioterapia em pacientes em tratamento ambulatorial.

Localização: 3º andar do prédio anexo de Psiquiatria.

Contato: (55) 3213 1880

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

Ambulatório Ala Ique

Atividade: Consultas clínicas, procedimentos especializados

Localização: Prédio próximo ao Banco do Brasil.

Contato: (55) 3213 1872 e 3212 1873

Horário: De 2ª a 6ª feira das 7h às 19h

 

  1. PRONTUÁRIO DO PACIENTE

O prontuário se define como um conjunto de documentos que contêm os dados, avaliações e informações de qualquer índole sobre a situação e a evolução clínica de um paciente ao longo do processo assistencial. É um documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registrados, gerados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. (Resolução CFM 1639/02).

NO HUSM se abrirá prontuário no sistema AGHU e físico nos seguintes casos:

  • Primeira consulta ambulatorial
  • Internação
  • Pronto Socorro (para os pacientes referenciados)