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Meta 2017 Atingida: Todas as Unidades Assistênciais do HUSM com Manual de Gerenciamento da Rotina Implantado

Documentação em dia

Meta 2017 Atingida: Todas as Unidades Assistênciais do HUSM com Manual de Gerenciamento da Rotina Implantado

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), em 2006, deu início ao mapeamento e descrição de seus processos de trabalho, na busca de uma certificação de qualidade.  Inicialmente, esse trabalho foi coordenado pelo Núcleo de Apoio Gerencial (NAG), atual Unidade de Planejamento (UP), o qual estruturou o Manual de Gerenciamento da Rotina (MGR) como um documento padrão para todos os serviços do HUSM.

À época, a institucionalização do MGR em todos os Serviços era uma das metas do Planejamento Estratégico da instituição, além de ser instrumento fundamental para a execução de estratégias de cuidado, a fim de garantir a qualidade e a segurança para pacientes e profissionais, sendo que, sua elaboração, era de responsabilidade das Chefias, juntamente com a equipe de trabalho e assessoria da Unidade de Planejamento.

Em 2011, com a publicação da RDC 63/2011 da ANVISA, a descrição da rotina e dos procedimentos realizados em Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) tornou-se obrigatória. Entretanto, para o Husm, possuir o Manual de Gerenciamento da Rotina (MGR) disponível no Serviço, significava mais do que atender à Legislação, visto que o Hospital virou referência no assunto e ratificou seu status de excelência na assistência à saúde, bem como nas atividades de ensino.

Os MGRs são compostos pelo perfil do Husm e dos Serviços, os quais descrevem a composição e o histórico da instituição e dos Serviços; seus macrofluxos, que denotam processos finalísticos e suas interligações com as principais partes interessadas; os fluxos de processos críticos, que são os gargalos nos serviços; as atribuições dos profissionais; os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e as Instruções de Trabalho, que são a descrição das técnicas de operacionalização do trabalho, o que estimula os profissionais à repensarem os processos assistenciais.

Em dezembro de 2017, com a entrega do 48º MGR na Unidade de Reabilitação, o Husm finalizou a implantação dos MGR’s em todos os Serviços que possuem atendimento direto ao paciente. E, assim, a Unidade de Planejamento comemora o atingimento deste feito, que só vem a evidenciar o comprometimento da instituição para com a segurança e a qualidade dos serviços prestados, visto que hoje, o Husm possui 1.891 POPs, 75 Instruções de Trabalho e 212 Fluxos descritos e mapeados.

Todas as equipes estão de parabéns!!!

 

Texto e fotos: Unidade e Planejamento e Assessoria

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