Notícias Notícias

Voltar

HUSM coloca a disposição dois novos ambulatório para atendimento de pacientes com toxoplasmose

comunicado

HUSM coloca a disposição dois novos ambulatório para atendimento de pacientes com toxoplasmose

Conforme discussão realizada entre gestores, autoridades de saúde e técnicos da área, com intuito de auxiliar no diagnóstico do surto de Toxoplasmose, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) coloca à disposição dois novos ambulatórios criados especificamente para atender usuários previamente encaminhados pelo serviço de regulação da 4 CRS e ou da Secreta ria de Município da Saúde de Santa Maria agendados via SISREG.

1 – Ambulatório de adultos: funcionará às sextas-feiras, nas dependências do HUSM, Ala B Sala 13, das 13h às 18h. Atenderá 60 pacientes por dia. Após a avaliação clínica dos infectologistas será também realizada avaliação oftalmológica de todos os pacientes no mesmo dia.

2- Ambulatório para gestantes: além dos ambulatórios já existentes que tem o agendamento via regulação regional o Centro Obstétrico disporá de mais 10 vagas, todas as terças feiras de tarde, para gestantes avaliadas no próprio serviço, que necessitam de acompanhamento com brevidade e seguimento pré-natal. Por ocasião da consulta as gestantes farão exame de ultrassonografia.

Além da ampliação do atendimento no período de surto, o HUSM disponibiliza desde o dia 20 de abril a estrutura do seu Laboratório de Análises Clínicas, com mesmo padrão metodológico do LACEN, para realização dos exames dos casos suspeitos atendidos na Atenção Básica. Também foi liberada uma enfermeira do quadro do hospital para auxiliar nas ações definidas pela secretaria de saúde.

Reiteramos que o agendamento dos pacientes para o ambulatório de adultos será realizado pela CRS e ou pela Secretaria de Município da Saúde,via SISREG. No momento do atendimento o usuário precisa apresentar documento de identificação com foto.

Casos não previstos e que necessitam do suporte assistencial do HUSM serão encaminhados conforme deliberação da Diretoria Técnica do hospital.

 

Gerência de Atenção à Saúde