Notícias Notícias

Voltar

Bombeiros realizam vistoria de execução do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios no HUSM

PREVENÇÃO

Bombeiros realizam vistoria de execução do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios no HUSM

O Corpo de Bombeiros de Santa Maria compareceu, no final do mês de junho, ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para fazer uma vistoria da execução do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).

Realizado por uma empresa terceirizada, contratada pelo Núcleo de Prevenção de Incêndio (NPI) da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o PPCI é um plano que apresenta sistemas de combate a incêndios obrigatório em todas as empresas, feito a partir da legislação estadual de prevenção a incêndio com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que só pode ser executado após a aprovação do Corpo de Bombeiros. O PPCI leva em consideração características específicas do local, como área, quantidade de pessoas que circulam diariamente, estrutura do prédio etc, que podem ser fatores de risco para incêndios.

Aprovado em janeiro desse ano pelo Corpo de Bombeiros, o Plano de Prevenção tem um prazo para ser executado. Após sua aplicação, passa por nova vistoria dos Bombeiros, que aprova ou não as adequações. Se aprovado, o Hospital recebe o Alvará do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, o APPCI.

De acordo com Cleberson Kessler, Técnico em Segurança do Trabalho do Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Hospital, o PPCI é importante por fazer parte da legislação, ser obrigatório e, além disso, ter papel fundamental na segurança do hospital e das pessoas que nele trabalham e dele dependem.

Setor responsável pela aplicação do Plano, o SOST já atende a algumas das adequações solicitadas, como a colocação de placas de sinalização, incluindo placas de rotas de fuga e parte das capacitações/treinamentos de funcionários, conforme a resolução técnica nº 014/BM-CCB/2009, que visa capacitar funcionários para atender rapidamente e com técnica os princípios de incêndios de forma a extingui-los ou mesmo diminuir sua propagação e danos até a chegada de socorro especializado.

 

TEXTO: Amanda Xavier, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM e bolsista da Unidade de Comunicação.

Imagens: