Notícias Notícias

Voltar

Santa Maria inicia campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

PROTEJA SEU FILHO

Santa Maria inicia campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Iniciou, na última segunda-feira (06), em Santa Maria, a campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, porém voltou a apresentar casos esse ano. Já a poliomielite, entrou também para a agenda nacional por sua baixa cobertura vacinal.

A campanha se estende até dia 31 de agosto e visa atender crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além da vacinação em dias úteis (de segunda a sexta-feira) nos postos de saúde, a população pode comparecer ao “Dia D” da imunização, que irá acontecer no dia 18 de agosto, um sábado.

As vacinas podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e nos distritos do Município. Basta levar a carteira de vacinação em mãos.

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) não está participando da campanha, mas vai imunizar as crianças internadas ou que estejam em atendimentos ambulatoriais (consultas).

 

O que é o Sarampo?

É uma doença causada por um vírus da família paramyxorividae, normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo.

Os sintomas são febre alta, secreções no nariz, tosse, olhos vermelhos e aquosos. Pequenas manchas brancas dentro das bochechas também podem se desenvolver. Após vários dias, surge o exantema (erupção cutânea), geralmente no rosto e na parte superior do pescoço.

Não existe tratamento antiviral específico contra o vírus do sarampo.  As complicações graves da doença podem ser evitadas com um tratamento de apoio que garanta uma boa nutrição, a ingestão suficiente de líquidos e o tratamento da desidratação com soluções de reidratação orais. Antibióticos devem ser prescritos para tratar infecções nos olhos e ouvidos, bem como pneumonia.  

A doença atinge, em grande maioria, crianças de até cinco anos. A prevenção se dá através da vacinação de rotina dessas crianças, bem como a imunização em massa em países com altas taxas de casos e mortes. A vacina contra o sarampo está em uso há mais de 50 anos e é segura, eficaz e acessível economicamente.

 

O que é poliomielite?

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dor nos membros. Uma em cada 200 infecções leva a um estado de paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os paralisados, de 5% a 10% morrem quando seus músculos respiratórios se tornam imobilizados.

Não existe tratamento específico para a poliomielite, todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas, de acordo com o quadro clínico do paciente.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde.

 

 

Onde se vacinar?

Postos de saúde do município:

http://www.santamaria.rs.gov.br/saude/191-postos-de-saude