Notícias Notícias

Voltar

HUSM recebe Ponto de Entrega Voluntária de Lixo Eletrônico

Responsabilidade ambiental

HUSM recebe Ponto de Entrega Voluntária de Lixo Eletrônico

 

O Resíduo Eletrônico é um tipo de lixo produzido a partir de equipamentos eletroeletrônicos. Entretanto, por possuir substâncias tóxicas, seu descarte não pode ser feito junto ao lixo comum. Para o descarte adequado, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) recebeu, no final do mês de junho, um Ponto de Entrega Voluntária de Lixo Eletrônico.

A ação que existe na UFSM desde 2015, é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Ambiental da Universidade. Celulares estragados, televisores, computadores velhos são alguns dos materiais que podem ser descartados nos pontos de entrega, assim como eletrodomésticos (cafeteiras, torradeiras etc). A ideia é que esses resíduos sejam encaminhados para a reciclagem, já que possuem componentes que podem ser reaproveitados, como plástico, metais e vidro. Em três anos, já foram arrecadadas mais de 6 toneladas do lixo nos Pontos de Entrega e, somente nesse ano, mais de 1.300 kg.

No HUSM, o tonel para depósito do lixo eletrônico encontra-se no corredor do subsolo, próximo a portaria. Os materiais que podem ser colocados para descarte são: monitores, CDs, DVDs, fitas cassete, mouses, placas de circuito, fontes, HDs, fios, pendrives, fitas cassete, aparelhos de vídeo cassete, som, videogames e similares. Não é permitido o depósito de pilhas, baterias e lâmpadas.

Além do HUSM, os Pontos de entrega se encontram também em outros prédios da UFSM. A empresa responsável por transportar o material até os locais de reciclagem, é a Químea Soluções Ambientais.

 

TEXTO e FOTO: Amanda Xavier, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM.