Notícias Notícias

Voltar

Projeto do Ministério da Saúde promove seminário sobre obstetrícia e neonatologia para hospitais da região Sul

apice on

Projeto do Ministério da Saúde promove seminário sobre obstetrícia e neonatologia para hospitais da região Sul

 

 

Entre os dias 17 e 18 de abril, gestores, médicos e enfermeiros de 19 hospitais universitários e de ensino da região Sul, autoridades e representantes de associações e federações do setor da saúde participam do 2º Seminário Macrorregional do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON). Em todo o Brasil, o projeto envolve diretamente cerca de mil profissionais e chega à segunda rodada de seminários macrorregionais propondo o compartilhamento de experiências, desafios e conquistas obtidas durante os meses de trabalho.

 

O encontro busca aproximar as equipes dos hospitais aderidos, possibilitando o reconhecimento de práticas e o panorama da região. Para isso, está prevista a exposição de experiências vivenciadas pelos grupos estratégicos locais (GELs) na implantação de políticas de gestão, atenção e cuidado nos âmbitos do planejamento reprodutivo, violência sexual, parto e nascimento e abortamento, eixos norteadores do Apice ON.

 

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice ON visa a qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia em hospitais universitários e com atividade de ensino, propondo iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

 

A última edição do seminário na região Sul aconteceu no mês de outubro de 2017, também em Porto Alegre e contou com a presença do então secretário de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, representantes de associações médicas e de enfermagem, membros da área técnica da saúde da mulher do Ministério da Saúde e representantes de secretarias estaduais e municipais de saúde.

 

Apice ON

O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) tem o objetivo de qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve mais de 90 hospitais em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Serviço

2º Seminário Macrorregional Sul do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON)

Data: 17 e 18 de abril

Local: Hotel Embaixador

Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

91740-180