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98% dos usuários do HUSM indicariam o hospital para internação de familiares

pesquisa de satisfação

98% dos usuários do HUSM indicariam o hospital para internação de familiares

Foi divulgado essa semana o resultado da Pesquisa de Satisfação do Usuário, realizada pela Ouvidoria do HUSM e dos 39 hospitais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No Hospital Universitário de Santa Maria, o índice geral de satisfação se manteve: 97% dos pacientes entrevistados afirmam que indicariam o hospital para outras pessoas no atendimento ambulatorial e 98% para internações. A pesquisa iniciou dia 2 de maio e ouviu 677 pessoas.

Um questionário com cerca 20 perguntas foi aplicado aos pacientes internados ou que estavam em consulta médica nos ambulatórios. As perguntam buscavam a percepção dos usuários quanto a infraestrutura, atendimento e uma avaliação geral dos serviços prestados. Uma bolsista, Naiana Ferreira Toneto, uma servidora, Lenira Pitaluga Mathias, e o próprio Ouvidor do HUSM, Angelino Roberto Moreira, coletaram informações dos pacientes, que não precisavam se identificar.

Nos ambulatórios, o conforto no local de recepção foi avaliado como bom ou ótimo por 85,5% dos usuários. O conforto nas instalações na área de atendimento médico foi considerado bom ou ótimo por 79,2% dos entrevistados. A higiene, limpeza e organização do hospital foram classificadas como boa ou ótima por 92,3% dos usuários. O maior percentual de aprovação ficou com o atendimento da equipe de saúde (gentileza e tratamento de saúde recebido): 96,5% dos usuários consideraram bom ou ótimo. Na avaliação geral, 98% dos pacientes afirmaram que indicariam o hospital para algum familiar.
 

Na área de internação, o conforto no local da recepção teve aprovação de 84,4% dos usuários. A higiene, limpeza e organização do hospital foram classificadas como boa ou ótima por 89,4% dos entrevistados. O maior percentual de aprovação também ficou com o atendimento da equipe de saúde (gentileza e tratamento de saúde recebido): 92,8% dos usuários consideraram bom ou ótimo. E, na classificação geral 98% dos pacientes garantiram que indicariam o hospital para atendimento de familiares.

- A pesquisa demonstra o nível de contentamento e qualidade do atendimento prestado ao cidadão – acredita Moreira.

Os dados foram enviados para sede da Ouvidoria, em Brasília, que irá processar as respostas de todos HUs e divulgar no site da Ebserh.

A Pesquisa de Satisfação do Usuários – promovida pela Ouvidoria – ocorre duas vezes por ano. O HUSM participa desde 2015.

- Durante esse período, o HUSM vem mantendo essa média de aceitação pública. O que é muito positivo – afirma o Ouvidor.