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HUSM instala sistema de gerenciamento eletrônico por senha para agilizar o atendimento dos pacientes

Consultas agendadas

HUSM instala sistema de gerenciamento eletrônico por senha para agilizar o atendimento dos pacientes

Após a organização das salas dos ambulatórios e a marcação das consultas agendadas por blocos de horários, o Hospital Universitário de Santa Maria passou a oferecer cerca de 22 mil consultas ambulatoriais mês. Com tantos pacientes circulando no hospital, foi preciso adotar uma estratégia para organizar as filas e dar agilidade ao atendimento de todas essas pessoas, que se deslocam, diariamente, de 45 municípios da região para tratamento de saúde.

Para isso, no início de maio, foi instalado o sistema de gerenciamento eletrônico por senhas, na Central de Marcação de Consultas. O SGA – Sistema de Gerenciamento do Atendimento gerencia filas e fluxos por meio da emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis eletrônicos. Dessa forma, o paciente chega na portaria principal do HUSM, se dirige ao guichê de atendimento (à esquerda de quem entra), informa o que veio fazer no hospital e recebe a senha correspondente. Com ela em mãos, senta e aguarda a chamada no monitor instalado.

No monitor é possível verificar a lista das senhas que já foram chamadas, a fim de facilitar ao paciente o acompanhamento e evolução de sua senha. No total são 10 guichês de atendimento, sendo divididos em: atendimento prioritário (4 guichês), atendimento convencional (5 Guichês) e atendimento da demanda do paciente (1 Guichê).

- Além disso o sistema fornece uma diversidade de informações gerenciais, através de relatórios, estatísticas e gráficos avançados sobre os atendimentos. É possível obter o tempo médio de atendimento por atendente, por período e por unidade, entre outras que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento – explica Josete Maria Stefanello Baratto, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.

 Alguns relatórios podem ser gerados em tempo real, diariamente ou no final do mês. Por meio deles o hospital poderá realizar comparativos já no segundo semestre. Terá condições de identificar e exibir graficamente os totais de atendimentos por fila, bem como os horários de maior fluxo de pacientes.

 Este sistema foi implantado pela equipe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do HUSM, que personalizou o sistema e a estrutura dos guichês de atendimento. Também foi a SGPTI que conseguiu monitores, computadores, impressora de senha e foi a responsável pela capacitação dos servidores.

 - O sistema permite que o Serviço de Regulação monitore e acompanhe o fluxo de atendimento em tempo real, redirecionando os atendimentos conforme necessidade, também permite uma diversidade de informações sobre o andamento dos serviços prestados. – afirma Emerson Mortari, Chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI).

 - Com o novo sistema de senhas o atendimento ficou mais ágil, organizado e equânime, pois os pacientes ficam sentados aguardando a chamada da senha. Consequentemente, se torna menos estressante ficar esperando e se direcionam para atendimento somente quando sua senha é chamada, proporcionando para o atendente um serviço eficaz e um atendimento sem interrupções – afirma Gustavo Benetti, da Unidade de Regulação Assistencial.

O HUSM reestruturou a sala de espera do paciente, colocando algumas cadeiras.  Para ampliar o número de assentos disponíveis e para que o espaço se torne ainda mais confortável, o hospital irá providenciar a retirada dos caixas eletrônicos, hoje instalados no local.

 

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