Notícias Notícias

Voltar

Ação em comemoração ao Dia dos Pais realizou cortes de cabelo gratuitos

Trato no visual

Ação em comemoração ao Dia dos Pais realizou cortes de cabelo gratuitos

  Na última segunda-feira (6) foi realizada, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), a segunda edição do Projeto Pai bonito é pai saudável, que ofereceu cortes gratuitos ao público masculino do hospital em celebração ao Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo. Em parceria com a Centher Hair - Centro Profissional de Beleza, a Unidade de Comunicação do HUSM distribuiu, ao longo da semana, fichas para os cortes de cabelo e barba.

Uma barbearia foi montada na sala de vidro, anexa ao Auditório Gulerpe. Cinco profissionais e alunos voluntários atenderam 40 pessoas, entre funcionários, acompanhantes e pacientes internados.

- Eu gostei da iniciativa. Melhora a autoestima da pessoa. Em primeiro lugar eu vim trabalhar, aí dei de cara com o pessoal fazendo uma ação social assim, é importante - conta Juliano Souza da Silva, funcionário do setor elétrico do hospital, que voltou para casa de visual novo.

Além dos funcionários e acompanhantes, cinco pacientes da Unidade de Atenção Psicossocial Paulo Guedes também foram contemplados com a ação.

- É de grande importância porque auxilia eles na questão da imagem corporal, na autoestima. Sem falar que muitos deles, às vezes, não conseguem receber a visita de um familiar, um cuidado. - reitera o enfermeiro Luciano Bertasi, chefe da Unidade.

Para a equipe da Centher Hair a atividade trouxe, mais uma vez, novas experiências, já que é o segundo ano em que participam da ação em comemoração ao dia dos pais no hospital.

- Para os estudantes, antes de ser um aprendizado, é uma oportunidade de realizar um serviço social - afirma Custódio Pereira, professor e proprietário da escola.

Sobre o atendimento ao público, Pereira ressalta:

-  É uma atividade de integração com o paciente, um up pro tratamento dele. Tudo o que a gente trouxer de fora, tudo que possa atenuar a situação da pessoa que está aqui, é válido.

Matheus Duarte, há sete dias hospitalizado, recebeu além do corte novo, um momento de descontração com os demais, durante a pausa para o cafezinho, que também foi oferecido ao público.

- Eu achei importante, porque a gente tá hospitalizado aqui e não pode sair, né. Gostei do corte. - conta ele.

Durante a atividade, foram distribuídos preservativos e panfletos informativos sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), oferecidos pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

 

Texto: Amanda Xavier, acadêmica de Jornalismo da UFSM e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM.

Fotos: Michele Pereira, acadêmica de Jornalismo da UFSM e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM.

Imagens: