Notícias Notícias

Voltar

Ações pedagógicas orientaram população sobre os cuidados com a saúde

2º Mutirão Nacional da Ebserh

Ações pedagógicas orientaram população sobre os cuidados com a saúde

No Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), além dos 59 exames extras de diagnóstico por imagem, ofertados para os pacientes do Sistema único de Saúde (SUS), a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) organizou ações pedagógicas para orientar a população sobre os cuidados com a saúde. Organizados no hall de entrada do hospital, a equipe do Ambulatório de Pneumologia expos banners e distribuiu folders alertando sobre os malefícios do cigarro.

Ao lado do Laboratório de Análises Clínicas (LAC), a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais utilizou a caixa da verdade para alertar servidores e acompanhantes sobre a necessidade permanente de higienização correta das mãos.

A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Por fim, uma agente de saúde pública da prefeitura, Magali Favarini Kuhn, caracterizada de mosquito do Bem, orientou os pacientes e servidores sobre os cuidados para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Entre as orientações, ela alertou para a importância de lavar, uma vez por semana, o pote de água dos animais, não deixar água parada nos vasos de planta e eliminar lixos acumulados no pátio. Em um tubo de ensaio, a agente mostrou as diferentes fases de desenvolvimento do mosquito, da larva a fase adulta. Ela também exibiu vídeos educativos para o público que circulou no hall de entrada do HUSM.

TEXTO E FOTOS: Michele Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo  e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM.

Imagens: