Notícias Notícias

Voltar

HUSM realiza cerimônia de formatura da 49ª Turma de Médicos Residentes

Residência Médica

HUSM realiza cerimônia de formatura da 49ª Turma de Médicos Residentes

No dia 23 de fevereiro, o Auditório Gulerpe do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) teve a presença de 300 pessoas que acompanharam a cerimônia de encerramento das atividades da 49ª Turma de Médicos Residentes HUSM.

O vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (CCS/UFSM), Renato Borges Fagundes, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da carreira médica.

- Eu aprendi que a medicina se faz com cuidado, temos que gostar de cuidar de gente. Nunca deixem de estudar, porque o cuidado com o paciente e a ciência se complementam e fazem disso a essência e a arte da medicina - Afirmou Renato Borges Fagundes, professor do curso de Medicina e vice-diretor do CCS.

A professora Tânia Denise Resener, Coordenadora da Residência Médica do HUSM e Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, também falou sobre esse momento especial de partida dos residentes.

- Estamos muitos orgulhosos de saber que todos vocês estão preparados para enfrentar o mundo lá fora. Mas nós estamos também melancólicos porque vocês se vão e, embora possa parecer um voo solitário, certamente o HUSM segue dentro de cada um de vocês - Falou Tânia Denise Resener.

O médico residente Anderson Kahl Beck fez um discurso em nome da turma agradecendo os anos que estiveram como residentes na instituição.

- Saímos com um aperto no peito por deixarmos essa instituição que nos acolheu nesses últimos anos. As dificuldades enfrentadas no país são refletidas no nosso hospital. Venho aqui representar pessoas das quais me orgulho em dizer que enfrentaram todas essas dificuldades oferecendo ao paciente um tratamento de excelência dentro das condições possíveis. E é aos nossos pacientes o nosso agradecimento especial.

O professor Paulo César Piquini, Coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, representou o reitor da UFSM.

- Nós devemos a esses alunos o nosso reconhecimento por todo o esforço realizado para se formar médico e depois dedicarem mais seis anos a uma especialidade. Essa é uma noite de reconhecimento e agradecimento. Vocês são o que o hospital produz de melhor e a universidade tem orgulho de ser representada por vocês aí fora. -  Afirmou professor Paulo César Piquini.

A Superintendência do HUSM foi representada pela professora Beatriz da Silveira Porto, Gerente de Ensino e Pesquisa, que é egressa do curso de Medicina da UFSM. Ela não escondia o orgulho de formar a 49ª Turma de Residentes do HUSM, que possui o maior programa de pós-graduação da UFSM, com quase 200 vagas, distribuídas nas suas 45 especialidades. Todas com campo de treinamento no HUSM.

- Vocês encerram hoje um ciclo importantíssimo na profissão em que escolheram, levando um diploma de residência médica com o aval, com o selo, com a grife CCS/HUSM/UFSM. Essa conquista foi realizada com muito trabalho, estudo e dedicação de cada um, mas ele significa muito mais. Esse diploma carrega uma história institucional construída por muitos antes de vocês. Ao saírem agora, certamente todos verão a dimensão deste diploma. Levem o HUSM e a UFSM sempre no coração.

Durante a solenidade, os supervisores de programas das 28 especialidades realizaram a entrega simbólica de um diploma aos 56 médicos residentes presentes, marcando assim o fim de um ciclo dentro do HUSM.

 

Texto e fotos: Michele Pereira - Bolsista de Jornalismo - Unidade de Comunicação dom HUSM

Imagens: