Notícias Notícias

Voltar

Profissional de Educação Física e bolsistas colocam funcionários e servidores do HUSM para malhar

Não fique parado

Profissional de Educação Física e bolsistas colocam funcionários e servidores do HUSM para malhar

Foi com muita dança, disposição, sorriso no rosto e exercícios, juntamente com a intenção de integrar funcionários de diversos setores do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que foi realizada a 1ª edição da Ginástica Laboral Coletiva do Hospital Universitário de Santa Maria, na manhã de sexta-feira (21).

Organizada pela profissional de Educação Física da Unidade de Reabilitação, Josi Oliveira, e pelos bolsistas, Erin John Rieger, Douglas Fracari, Eduardo Pires, Eduardo Polletti e Verônica Pereira, a atividade aconteceu na sala de vidro, em frente do Auditório Gulerpe e reuniu cerca de 40 funcionários.

A ginástica laboral é ofertada, semanalmente, nos setores do Hospital com a intenção de proporcionar uma maior qualidade de trabalho entre os profissionais. Entretanto, essa edição coletiva, animou ainda mais os participantes e trouxe uma maior integração. Para Ana Cláudia Marques, técnica em secretariado do HUSM, que pratica a Ginástica Laboral toda a semana no seu setor, o momento com colegas de outros setores foi muito positivo.

- Foi muito bom! Quanto mais pessoas, mais a gente se empolga! Melhora o nosso dia, porque é muito trabalho. Só de pensar que temos esse tempinho para relaxar, é ótimo – conta Ana Cláudia.

De acordo com Josi, as sessões de ginástica duram cerca de 25 a 30 minutos, mas esse tempo já é suficiente para surtir efeitos positivos.

- Todos os setores são convidados a participar e nesse espaço curto de tempo a gente já consegue desenvolver um bom trabalho, como a aceleração do metabolismo basal, a saída do seu local de trabalho, o convívio com outras pessoas, fazer outros amigos – ressalta a professora de Educação Física.

Os bolsistas que atendem, cada um, em média 20 setores por semana, ajudaram a divulgar a atividade e o resultado correspondeu às expectativas, já que a partir disso muitos funcionários demonstraram interesse.

- A gente não imaginava que teria tanta gente, mas o pessoal começou a demonstrar interesse e a gente começou a perceber que eles realmente queriam participar – conta Verônica, bolsista.

Para o futuro, a expectativa é realizar uma edição da Ginástica Laboral Coletiva por mês, pelo turno da manhã e, posteriormente, levar também para o turno da tarde.

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores, para que seja praticada no próprio local de trabalho. Ela estabelece benefícios físicos e mentais que tem influência na rotina do trabalhador: aliviar tensões, trazer uma maior qualidade de trabalho, integrar colegas, evitar Lesões por Esforços Repetitivos (LER), bem como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), dentre outros benefícios.

TEXTO e FOTOS: Amanda Xavier, acadêmica do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria e bolsista da Unidade de Comunicação do HUSM

Imagens: