Linhas de Cuidado Linhas de Cuidado

Linhas de Cuidado

Linhas de Cuidado

Álbum Seriado Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é uma doença frequente, de incidência crescente no Brasil e no mundo. Hoje se configura como uma importante causa de morbimortalidade e incapacidades, atingindo as pessoas em plena vida produtiva, sendo responsável por um alto custo para o sistema de saúde, bem como para a sociedade, as famílias e os indivíduos.

As intervenções com o paciente diabético têm como objetivo a obtenção de um bom controle metabólico ao longo da vida, mesmo representando um grande desafio, por tratar-se de uma condição crônica que exige modificação de estilo de vida, impactando familiares e amigos. Considerando que a maior parte dos cuidados diários necessários ao tratamento do diabetes são realizados pelo paciente ou familiar, a educação assume importância fundamental na terapêutica e na integração do diabético na sociedade, como reconhece a Organização Mundial de Saúde.

A maioria dos pacientes com os quais atuamos é de baixo nível socioeducativo. Esse aspecto acarreta a limitação na utilização de recursos que exijam a habilidade de leitura, como textos sobre a doença e o tratamento. Como parte dessa assistência, o ensino se destaca como um processo facilitador no qual o paciente é um agente ativo da sua aprendizagem e do seu tratamento. O Álbum Seriado Diabetes Mellitus é uma importante ferramenta na educação em saúde e surgiu da necessidade de uma orientação sistematizada, com uma linguagem unificada dos enfermeiros, facilitando a compressão da terapia com insulinas para os pacientes e permitindo a construção do conhecimento por meio de imagens e esquemas informativos.

As consultas de enfermagem e médicas realizadas com o álbum seriado sensibilizam os pacientes para a promoção da saúde e favorecem a inserção da família no processo do cuidado. O álbum contém as seguintes orientações: principais tipos de diabetes; monitoramento glicêmico; sinais e tratamento de hiperglicemia e hipoglicemia; tipos de insulina e ação terapêutica; acondicionamento, conservação e transporte da insulina; instrumentos, locais e técnicas de aplicação da insulina; efeitos adversos; dieta adequada e exercício físico; e cuidados com os pés.

O uso do álbum seriado na educação em saúde permite um conhecimento mais significativo sobre a doença, além de possibilitar maior adesão ao tratamento, redução ou prevenção das sequelas futuras, empoderamento para o autocuidado e estímulo à aceitação das mudanças biopsicossociais. O uso dessa tecnologia auxilia a fixar os tópicos essenciais, bem como ajuda a visualizar melhor as ideias por meio de ilustrações e com linguagem de fácil compreensão, garantindo um elo de confiança entre profissional, paciente e família.