Notícias Notícias

Voltar

HU recebe especialista para procedimento inovador de redução de estômago

GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA

HU recebe especialista para procedimento inovador de redução de estômago

O HU recebeu o endoscopista bariátrico Helmut Poti para realizar uma Gastroplastia Endoscópica. O procedimento, feito em parceria com o Hospital São Mateus, foi realizado no dia 2 de agosto com auxílio e supervisão do médico Manoel Galvão, responsável por promover o ensino da técnica no mundo todo.

O procedimento foi assistido por uma equipe de médicos e residentes do HU, acompanhados pelo chefe do Serviço de Endoscopia do Hospital, Miguel Ângelo. A sutura endoscópica gastroplástica é uma técnica recente e ainda não está disponível em hospitais públicos, mas, segundo o professor Miguel, já estão sendo pensados projetos de compra dos equipamentos para que o procedimento seja disponibilizado em breve na rede pública.

 

Como funciona?

A Gastroplastia Endoscópica é indicada para tratar a obesidade de grau I e II, surgindo como alternativa à cirurgia bariátrica convencional. O método utiliza um equipamento de última geração chamado Apollo Overstitch, que é acoplado a um endoscópio. O aparelho, manuseado pelo médico, faz uma sutura no estômago, reduzindo-o a fim de diminuir a capacidade de armazenar alimentos, acelerando a saciedade do paciente, em consequência, diminuindo seu peso. A grande vantagem do procedimento é que ele é feito totalmente por endoscopia, não sendo necessário fazer cortes e incisões.

“O procedimento é menos invasivo para o paciente, e o tempo de recuperação é bem mais rápido. O paciente vai para casa no mesmo dia, e, em dois ou três dias, ele já está realizando suas atividades normalmente”, explica Helmut, médico responsável pelo procedimento feito no HU. Em uma cirurgia bariátrica convencional, após o procedimento, o paciente ainda precisa passar de dois a três dias internado e cerca de 15 dias de recuperação em casa.